fbpx
O que é travesti? Saiba a diferença entre travesti e transexual

O que é travesti? Saiba a diferença entre travesti e transexual

10 de março de 2022 15 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

O que é travesti? Você sabe a diferença entre travesti e transexual? Com a participação da cantora e atriz Lina Pereira no BBB 22, mais conhecida como Linn da Quebrada, percebemos que muitas pessoas ainda confundem os termos ou não entendem o que significam.

Primeiramente, é importante saber que uma mulher trans se identifica dentro do espectro binário de gênero (homem/mulher). Já a pessoa travesti, não necessariamente, além de ser um termo existente apenas nos países da América Latina e relacionado à marginalização. Também há uma associação equivocada à prostituição. Em suma, travesti é uma expressão que traz representatividade e força.

Enquanto muitos veículos de comunicação a chamam de mulher trans, Linn se denomina como travesti. Ainda existem muitas associações preconceituosas em torno da aplicação dessa palavra e, por isso, resolvemos trazer também alguma mentiras que estão associadas à identidade de gênero. Confira!

 

Linn da Quebrada, do BBB 22, explica o que é travesti

“A transgeneridade é um grande guarda-chuva, que fala sobre as identidades trans. Tem muitas identidades trans. É, porque é isso, não é a genital que vai definir a identidade. Esse é um princípio básico, não é minha genital que define minha identidade. Não é se eu tenho um p* ou se tenho uma b* que vai definir se eu sou homem ou se eu sou mulher”, explicou a cantora no reality show.

“Não é necessariamente a cirurgia. Para não errar, o melhor é você perguntar para a pessoa. Não são as cirurgias que nos dividem. Não existe uma divisão. Existem diferenças, mas para mim existe muito mais aproximação. A travestilidade se constrói. O que eu tô tentando falar é que não tem uma divisão assim: ‘Fez isso, é trans, fez isso é travesti’. Existem diferenças, mas pra mim existem muito mais aproximações”.

“Pra mim, a grande diferença entre a travesti, é que ela se constrói… Como eu vejo, porque posso estar equivocada também, não posso falar por muitas outras pessoas e nem quero fazer isso. Mas as travestis surgem numa determinada época, num determinado contexto político, como uma categoria que vem das ruas, marginalizada. É uma classe social. Elas pertencem a um grupo social, um contexto social“, finalizou.

 

4 mentiras sobre travestis

  • A diferença entre entre travesti e transexual é que uma é operada e a outra não

Mentira! Ambos os termos são identidades de gênero e não têm nada ver com procedimentos cirúrgicos.

  • Travestis são homens gays que trabalham na prostituição

Totalmente mentira! Travesti não é profissão, é identidade de gênero.

  • Mulher trans e travesti é a mesma coisa, só muda o termo de acordo com a preferência da pessoa

Falso! Apesar de serem identidades de gênero, travesti é uma identidade predominantemente latino-americana, por isso não é possível traduzi-la e adequá-la para outros idiomas. No Brasil, possui um forte cunho político, pois representa a resistência contra a opressão e a marginalização.

  • Travestis são homens que usam roupas femininas para fazer show ou performar

Mito! Travesti não tem a ver com roupas ou arte, é uma identidade de gênero. As pessoas que performam artisticamente são as drag queens (expressão de gênero).

“Nem homem, nem mulher, travesti” – Linn da Quebrada

 

Transfobia é crime!

Infelizmente, muitas pessoas trans são bombardeadas de questionamentos sobre sua identidade de gênero, seus corpos, como se relacionam e suas escolhas. No caso das travestis, ainda existe um enorme preconceito e estigma relacionado à prostituição.

Transfobia é crime! Saiba como denunciar aqui. Depois, procure um advogade ou a Defensoria Pública.

Um advogade especialista em direitos LGBTQIA+ vai fazer toda a diferença no processo jurídico. Fale conosco aqui!

 

Leia mais:

Transfobia: como agir se o seu nome social ou retificado for desrespeitado?

%d blogueiros gostam disto: