Como a Bicha da Justiça pode ajudar pessoas LGBTQIA+
As causas LGBTQIA+ têm ganhado cada vez mais espaço nas discussões atuais. Assim os assuntos que eram tabus passaram a ser mais recorrentes. Ajudando a ampliar os debates sociais inerentes a essa minoria, que representa cerca de 15% da população brasileira. Esse aumento nas discussões trouxe também três preocupações: até que ponto as pessoas LGBTQIA+…
Dia Internacional contra a LGBTfobia: 5 dicas para se tornar um aliado
Amanhã é uma data de resistência para a comunidade LGBTQIA+, comemorada durante toda a semana. O Dia Internacional contra a LGBTfobia é 17 de maio, já que foi quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), em 1990. É um…
Liderança inclusiva: como trazer a diversidade para a empresa na prática
Como já falamos aqui, não é suficiente contratar pessoas de diferentes perfis, exigindo dos candidatos até mesmo soft skills como diversidade. Sua empresa também precisa praticar o que prega e ter estrutura para recebê-los bem. A educação começa no topo da hierarquia, afinal, gestores precisam ser os maiores exemplos. Já deixou de ser aceitável um…
Diversidade no ambiente de trabalho: você é coerente com as soft skills?
Atualmente, muito se fala sobre a importância das soft skills, ou seja, as competências comportamentais que vão além das habilidades técnicas de um profissional. Saber conviver com as diferenças é uma delas. Afinal, não dá para mencionar esse termo tão popular sem considerar o respeito à diversidade no ambiente de trabalho como um elemento imprescindível.…
Diversidade nas empresas: a importância de incluir pessoas LGBTQIA+
Por que é tão importante pensarmos em políticas de diversidade nas empresas? Como podemos incluir mais as pessoas LGBTQIA+ nos locais de trabalho? Atualmente, esses questionamentos são cada vez mais essenciais e necessários. Muito se fala em inclusão nas organizações, mas a realidade costuma ser outra na prática. Se você ainda não se preocupa com…
Dupla maternidade: 5 mentiras que te contaram sobre o registro
Em tempos de fake news, quem tem conhecimento e informação correta é rainha. Por isso, a Bicha da Justiça está sempre aqui para te ajudar nisso! Aproveitando o clima de Dia das Mães, vamos desmistificar o que falam por aí sobre o registro de dupla maternidade? Atualmente, é possível registrar as duas mães (gestante e…
Pessoa intersexo: como colocar “sexo ignorado” nos documentos do bebê
Você sabia que o I de LGBTQIA+ representa a pessoa intersexo? A intersexualidade é um termo utilizado para uma variedade de condições em que anatomia reprodutiva ou sexual não corresponde às definições típicas de homens ou mulheres. Ou seja, os fatores que definem o sexo biológico (como cromossomos, hormônios e órgãos internos e externos) variam,…
3 coisas que toda família LGBTQIA+ deveria saber antes de programar filhes
Ter filhes requer bastante planejamento – em todos os sentidos. No caso de uma família LGBT, é necessário se programar e ter cuidado redobrado, dependendo da situação. Inseminação caseira ou artificial? Barriga de aluguel ou solidária? E o banco de sêmen? Sabemos que há muita emoção envolvida, mas é importante se atentar às burocracias e…
Relacionamento abusivo: 4 sinais de que você está em um (e como lidar)
Engana-se quem pensa que relacionamento abusivo está relacionado somente à agressão física. Para pessoa que está inserida ali, muitas vezes é difícil perceber os sinais, confundindo os sentimentos com maus tratos. É muito importante que você saiba os indícios de uma relação tóxica antes que a situação se agrave, bicha. Portanto, se você conhece alguém…
Saúde LGBTQIA+ no SUS: 5 direitos assegurados que você pode exigir
Não é favor, é direito! Ao usar o Sistema Único de Saúde, você não está recebendo um auxílio do governo. É o mínimo e, portanto, ele deve fornecer corretamente. Hormonização, cirurgias, prevenção ao HIV, reprodução assistida… Há várias opções de procedimentos de saúde LGBT no SUS. Sabemos que nem todes podem pagar pelos preços exorbitantes…
Gênero não binário é incluído na carteira de identidade pela primeira vez
Temos boas notícias, bicha! Como já explicamos aqui, ainda não há regulamentação para adotar o gênero não binário na retificação dos documentos. Entretanto, se você é não binárie e do Rio de Janeiro, vai gostar de saber que agora pode ter seu gênero correto incluído na carteira de identidade. Infelizmente, o direito ainda não é…