fbpx
Inclusão LGBTQIA+ nas empresas: dicas, melhorias e como praticar

Inclusão LGBTQIA+ nas empresas: dicas, melhorias e como praticar

3 de fevereiro de 2022 12 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

A LGBTfobia ainda está muito presente no mercado de trabalho. Muito se fala em diversidade e inclusão, no entanto, a realidade no dia a dia, dentro das organizações, é outra. Já não basta uma liderança bem informada, mas também atualizada. Ter uma cultura organizacional inclusiva se tornou indispensável! Que tal aprender mais sobre inclusão LGBT nas empresas e descobrir como aplicar na sua?

Se você ainda não está preocupado(a), o seu funcionário, sim. Um ambiente corporativo saudável deve ser pautado na valorização e respeito por qualquer pessoa, independente de raça, cor, etnia, idade, nacionalidade, religião, deficiência, estado civil, identidade de gênero e orientação sexual.

Apesar dos avanços da nossa sociedade, a luta pela visibilidade da comunidade LGBTQIA+ nas organizações caminha a passos lentos. É possível encontrar várias atitudes excludentes que são diretamente responsáveis por esse cenário. Saiba como transformar a sua empresa em um local realmente inclusivo!

 

Dicas para promover a inclusão LGBT nas empresas

Eduque a liderança e as pessoas colaboradoras

Não adianta contratar pessoas com perfis diversos se os gestores não tiverem abertura para incluir de fato esses funcionários. Antes de tudo, a liderança deve saber com quem está conversando.

  • Primeiramente, aprendam as expressões e termos corretos da comunidade LGBT;
  • Palavras ofensivas precisam ser retiradas do vocabulário urgentemente;
  • Dúvidas como a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, por exemplo, devem ser sanadas para ontem!

É necessário incluir a temática LGBTQIA+ nos treinamentos, cursos, palestras, consultorias e outras ações educativas internas da empresa. E, além disso, engajar o time desde o início para valorizar as diferenças e se comunicar de forma não violenta e empática.

Preze pela criação de diretrizes que viabilizem um ambiente com segurança, diversidade e inclusão. Assédio, violência psicológica e brincadeirinhas LGBTfóbicas são inaceitáveis nos dias de hoje. Por isso, a disponibilização de um canal de denúncia interno para casos de preconceito com um acolhimento efetivo posterior é uma ótima iniciativa. Também é importante deixar bem claro as consequências da violação das políticas estabelecidas para a inclusão LGBT nas empresas.

 

Incentive os grupos de diversidade e inclusão LGBT nas empresas

A maioria das grandes multinacionais já possui grupos de afinidade para discutir temas de diversidade e inclusão LGBT nas empresas (D&I ou DEI). Incentive a formação de comitês internos, principalmente formados por pessoas colaboradoras LGBTQIA+, para trazer percepções e ideias vindas do seu próprio lugar de fala.

Portanto, abra espaço para receber opiniões dessas equipes com frequência, viabilizando o máximo de ações sugeridas por elas. Convoque a alta liderança e o RH para participar de algumas reuniões e esteja presente, demonstrando interesse genuíno nas pautas LGBTQIA+. Faça o possível para auxiliar com o que for necessário!

 

Abra vagas afirmativas

Não ter funcionários LGBTQIA+ é LGBTfobia! A falta de empregos formais para indivíduos dessa comunidade, principalmente pessoas trans, travestis e não binárias, é uma realidade que reflete uma estrutura repleta de preconceitos. Nesse processo frustrante, muitas delas acabam recorrendo a trabalhos fora da sua área de atuação/formação e, algumas, tendo que tomar medidas mais drásticas para sobreviver.

Às vezes, a discriminação vem mascarada de “priorizamos a competência”. Entretanto, a dura verdade é que essas pessoas são constantemente excluídas nos processos seletivos. Além disso, a falta de ações afirmativas, como vagas exclusivas e capacitação do RH, ainda é comum no mercado de trabalho. Vários indivíduos são questionados de forma intolerante sobre sua identidade de gênero e orientação sexual nas entrevistas.

Por isso, disponibilizar vagas afirmativas para pessoas LGBTQIA+ é essencial. Construa um formulário de cadastro já com perguntas inclusivas, como o pronome com o qual o candidato se identifica e seu nome social. Capacite o setor de recursos humanos e, se possível, o departamento jurídico também. A Bicha da Justiça possui cursos de formação e outros produtos para ajudar a promover a inclusão LGBT nas empresas!

 

Forneça benefícios específicos

É preciso não só recrutar, mas também saber manter os talentos contratados, valorizando suas habilidades dentro da organização e dando perspectiva de carreira a longo prazo. Certifique-se de que o departamento de recursos humanos (RH) tenha ciência dos direitos já conquistados pela comunidade LGBTQIA+, como licença-maternidade da mãe não gestante, por exemplo.

Outra maneira de estimular os funcionários é oferecendo benefícios como licença-paternidade estendida para casais homoafetivos masculinos ou até mesmo licença parental. Incluir as cirurgias trans no plano de saúde da empresa também é uma boa medida. Já pensou em oferecer um programa de retificação de nome e gênero para as pessoas colaboradoras? Entre em contato conosco aqui!

 

Comunicação interna e externa

Além da comunicação interna, postar sobre assuntos LGBTQIA+ nas mídias sociais ajuda a educar os clientes e alinhá-los com os valores da empresa. Demonstrar apoio à comunidade faz toda a diferença, mostrando que os mais diversos perfis de pessoas são bem-vindos na sua organização.

Atualmente, a cobrança dos consumidores pelo posicionamento das organizações cresce cada vez mais. Compartilhe o compromisso público com a temática, mas seja sempre coerente, praticando internamente o que prega. Por fim, traga a diversidade e inclusão para o dia a dia na prática, apoiando movimentos e eventos a favor dos direitos LGBT.

Um exemplo de ação inclusiva patrocinada por empresas é o nosso projeto “Orgulho do meu RG”, em que selecionamos algumas pessoas trans em situação de vulnerabilidade e retificamos nome e gênero – sem custo para elas. Vamos juntes?

 

Leia mais sobre inclusão LGBT nas empresas:

Confira todos os nossos posts com o tema LGBTQIA+ nas empresas!

%d blogueiros gostam disto: