Entenda a diferença entre sexualidade e identidade de gênero

Entenda a diferença entre sexualidade e identidade de gênero

27 de setembro de 2021 2 Por Bicha da Justiça

Compreender a diferença entre sexualidade e identidade de gênero pode não ser tão simples para certas pessoas. Ainda mais num mundo dominado pela lógica hetero e cisnormativa. É por isso que ainda hoje existem certas ideias equivocadas sobre o tema.

Acredita-se, por exemplo, que homossexuais são pessoas no meio do processo para se tornarem transgênero. Por isso que uma pessoa trans que não se considera hetero ainda provoca estranheza. Até mesmo algumas expressões artísticas comuns ao meio LGBTQIA+, como a arte Drag, podem contribuir com isso.

Para acabar com essas duvidas, a Bicha da Justiça explica tudo que é preciso para diferenciar sexualidade e identidade de gênero.

Gênero

Pode até parecer complexo, mas gênero não é esse bicho de sete cabeças. Para entender corretamente o assunto, vamos analisar em três perspectivas.

Sexo biológico

Quando uma pessoa nasce, os médicos irão categorizar o individuo dentro de características sociais que sua genital está associada:

  • Sexo feminino: se a pessoa tiver vagina, útero, ovário e possuir estrogênio e progesterona em seu sangue;
  • Sexo masculino: se a pessoa tiver pênis, saco escrotal e possuir testosterona;
  • Intersexo: se a pessoa tiver conjuntamente caraterísticas notadas nos sexos feminino e masculino.

Essa denominação é chamada de sexo biológico, pois está associado a características físicas de cada individuo e associadas pela medicina como feminino e masculino.

Identidade de gênero

A forma como a pessoa se sente e se percebe é o que consiste a identidade gênero. Existem diversas formas de se relacionar com sua identidade, você pode ser uma pessoa:

  • Cisgênero: que se identifica com seu sexo biológico;
  • Transgênero: que não se identifica com sexo biológico.

Dentro da categoria trans, existem certos subgrupos:

  • Binário: que se identifica com o gênero opostos ao sexo biológico; ou seja, mantendo uma lógica de feminino e masculino;
  • Não binário: que não se identifica restritamente entre a lógica de feminino e masculino;
    • Agênero: essa pessoa não se identifica com nenhum dos espectros binários de gênero;
    • Gênero fluido: essa pessoa não se prende a nenhum dos espectros binários de gênero;

É preciso salientar que se identificar como uma pessoa trans não obriga o individuo a ter disforia (se sentir desconfortável) com o próprio corpo. Ou seja, nem todas pessoas trans querem fazer mudanças físicas em seu corpo, como o tratamento hormonal ou a cirurgia de confirmação de gênero.

Mas se for da vontade da pessoa, ela tem o direito a essas mudanças asseguradas por lei. Saiba mais em: Convênio tem obrigação de pagar mastectomia para homens trans

Outro direito que a pessoa trans possui é o de retificar seu nome e gênero em seus documentos: Saiba mais em: Como retificar nome e gênero de forma simples

Expressão de gênero

Cada um possui não só uma relação de identidade, como também de expressão de seu gênero. Isso quer dizer que uma pessoa cis pode identificar com seu sexo biológico, mas performar características atribuidas a outros gêneros.

Por exemplo, existem Drag Queen que são homens gays cis; apesar de usarem maquiagem e roupas tidas como femininas, esses homens ainda se identificam como homens, pois o Drag é só uma expressão de arte.

Também implica uma pessoa trans binária é valida mesmo sem expressar estereótipos de gênero. Uma mulher trans, por exemplo, pode não gostar de maquiagem ou usar cabelo comprido (características muito associadas a mulheres), nem por isso deixa de ser uma mulher trans.

Sexualidade

Vamos então para um conceito mais simples. A sexualidade humana não é sinônimo de identidade gênero, mas possui certa conexão.

Quando se refere a sexualidade devemos associar a atração sexual ou afetiva. Ou seja, que pessoa te desperta afeição ou desejo de forma inconsciente.

Orientação Sexual

A orientação sexual está totalmente ligada a parte mais carnal. Ou seja, a pessoa que consegue lhe provocar reações físicas em momentos de intimidade.

Nossa sociedade trata relações heterossexuais como a regra. No entanto é uma concepção limitada, pois existe grande diversidade no espectro sexual.

A seguir, uma pequena explicação de certas orientações sexuais:

  • Heterossexuais: quem se atrai por pessoas do gênero oposto;
  • Homossexuais: quem se atrai por pessoas do mesmo gênero;
  • Bissexuais: quem se atrai por dois ou mais gêneros;
  • Pansexuais: quem se atrai independente de gênero;
  • Assexuais: quem não possui atração sexual por nenhum gênero.

É preciso destacar que sexualidade em nada tem a ver com interesse por genitália. Na verdade ela se associa a identidades de gênero. Por exemplo, uma mulher cis hetero pode se atrair por um homem trans; e ela continuará sendo hetero, independente da genital de seu parceiro. Assim como uma mulher cis lésbica pode ter um relacionamento com outra mulher trans, nem por isso está deixando de ser uma mulher lésbica.

Outro ponto importante é que orientação sexual não é uma escolha, muito menos um problema de ordem mental. Uma pessoa bissexual ou pansexual não precisa, nem deve, escolher o que quer. Assim como uma pessoa assexual não necessita tratar um trauma que a impede de se relacionar sexualmente com outro. As pessoas apenas nasceram assim.

Atração romântica

Como foi mencionado a assexulidade é necessário abordar o espectro da afetividade. Nem todas pessoas possuem desejo sexual, mas isso não as impede de desenvolver relacionamentos românticos. Isso significa que pessoas assexuais, podem não ter um relacionamento consumado com um parceiro, mas podem desenvolver um relação amorosa com o mesmo.

***

Pode até ser muita informação para processar, mas quando se abre a visão de mundo fica mais fácil de assimilar essas diferenças.

Se ainda tiver alguma duvida, deixe um comentário nesse post que a Bicha da Justiça vai te ajudar!