3 perguntas transfóbicas que você precisa cortar do seu dia a dia

3 perguntas transfóbicas que você precisa cortar do seu dia a dia

22 de abril de 2020 18 Por Bicha da Justiça

A LGBTfobia já é crime no Brasil desde 2019, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a discriminação em razão da sexualidade e identidade de gênero ao racismo, como já explicamos detalhadamente aqui. Você já fez perguntas transfóbicas ou usou alguma expressão preconceituosa?

Não há justificativa para o preconceito, mas se informar é o primeiro passo para não ter mais falas ou atos discriminatórios. Por isso, separamos três perguntas que pessoas cis normalmente fazem às pessoas trans, travestis e não binárias – e, às vezes, nem imaginam que estão sendo transfóbicas.

Para quem ainda não sabe o que é transfobia, é o preconceito em razão da identidade de gênero. Se você já fez algumas das perguntas abaixo, é hora aprender, para nunca mais repetir. Confira!

 

Perguntas transfóbicas para nunca mais repetir

“Você já fez alguma cirurgia?”

Existe uma curiosidade coletiva em relação às cirurgias trans. Portanto, essa é uma pergunta transfóbica que quase todas as pessoas trans já ouviram… Pode soar inocente, afinal, não há nada de mais em fazer procedimentos cirúrgicos, mas é extremamente preconceituosa e desnecessária.

Não é porque alguém é transexual, travesti ou não binárie que a sua vida vira um livro aberto, ou seja, pessoas trans não precisam responder sobre o próprio corpo e intimidade. Você – que é cisgênero – anuncia aos quatro cantos as cirurgias que realizou? Então por que acredita que o outro teria essa obrigação?

Além de inconveniente, a pergunta é transfóbica, sim! Não são as cirurgias do processo transexualizador que caracterizam a transexualidade de uma pessoa, mas o fato de não se identificar com o gênero que foi atribuído ao seu nascimento.

Em suma, existem pessoas trans que nunca fizeram (nem pretendem fazer) qualquer tipo de cirurgia. Isso não muda nada. Assim, não seja a pessoa sem noção do rolê e corte esse questionamento dos temas para puxar conversa com alguém trans.

 

“Qual é o seu nome verdadeiro?”

Essa é outra das perguntas transfóbicas típicas que indivíduos cis fazem para pessoas trans. E, se você ainda não tinha desconfiado, saiba que é bem transfóbica. Primeiramente, o nome de registro de alguém trans não é seu nome verdadeiro, mas sim um nome morto.

Em segundo lugar, o fato de a pessoa trans não ter retificado seu nome não significa que não possui o direito de ser chamada pelo nome social, aquele com o qual se identifica. Por fim, se a pessoa trans não se identifica com o nome de registro, não há qualquer necessidade de você saber qual era.

Afinal, você tem a obrigação de chamá-la pelo nome social ou retificado – ou estará cometendo o crime de transfobia, cabendo processo e indenização. Então, se não quer ser alguém transfóbico, aceite que o nome verdadeiro da pessoa trans é aquele que ela gostaria de ser chamada.

 

“Você sempre aparentou ser homem/mulher?”

Essa talvez seja a pergunta mais transfóbica de todas e, normalmente, vem associada de um ‘elogio’… “Nossa, nem parece que você é uma pessoa trans, parece um homem/mulher de verdade!”. Vamos combinar uma coisa? Não é porque você é cisgênero que é homem/mulher de verdade. Isso não existe e pensar dessa forma é reproduzir o preconceito enraizado na nossa sociedade.

Até mesmo você, se for homem homossexual cis, por exemplo: quantas vezes ouviu que precisava ser homem de verdade ao longo da sua vida? Pois é. Você não é menos homem só porque é gay e o homem trans também não é menos homem em razão da sua identidade de gênero. Isso também vale para as mulheres trans. Vamos desconstruir?

 

Mais conteúdo (além de perguntas transfóbicas para não repetir)

Gostou de saber? Compartilhe este post com os amigues e nos siga no Instagram para conteúdos diários aqui!

 

Ainda tem alguma dúvida? Fale conosco aqui!

 

Leia mais:

Dia Internacional contra a LGBTfobia: 5 dicas para se tornar um aliado