Desvendando mitos sobre a liberação de cirurgias trans pelo plano de saúde

Desvendando mitos sobre a liberação de cirurgias trans pelo plano de saúde

25 de maio de 2023 4 Por Natan

A liberação de cirurgias trans pelo plano de saúde ainda é cercada de desinformação e equívocos. No processo de transição de gênero, as cirurgias desempenham um papel fundamental para muitas pessoas. É importante esclarecer que tanto os planos de saúde empresariais quanto os particulares têm a obrigação de liberar esses procedimentos. Neste artigo, desvendaremos os mitos mais comuns e informaremos os direitos das pessoas trans e travestis em relação à liberação de cirurgias pelo plano de saúde.

Você terá problemas para conseguir liberação se o seu plano for empresarial: MITO!

Não importa se o plano de saúde é empresarial ou particular, ambos são obrigados a liberar a cirurgia. A responsabilidade da liberação não é da empresa, mas sim do plano de saúde. Portanto, se você tem um plano de saúde empresarial, saiba que tem o direito de buscar a liberação da cirurgia.

Para conseguir a liberação do plano, é necessário morar em uma capital: MITO!

O plano de saúde é obrigado a liberar a cirurgia, independentemente de onde você mora. Não é um requisito residir em uma capital para ter direito à cirurgia. É responsabilidade do plano de saúde encontrar o profissional adequado para realizar o procedimento cirúrgico, independentemente da localização do beneficiário.

Se não houver médico credenciado, o plano não precisa custear o procedimento: MITO!

Se não houver médico credenciado apto a realizar a cirurgia, o plano de saúde pode ser considerado incompleto na prestação de serviço. Nesse caso, o plano pode ser obrigado a pagar a cirurgia com um médico particular. A ausência de médico credenciado não isenta o plano de saúde de sua responsabilidade em oferecer o procedimento.

Quem possui plano de saúde local não consegue liberar a cirurgia: MITO!

A abrangência do plano (regional, estadual ou nacional) não interfere na liberação da cirurgia trans. Independentemente da abrangência, o plano de saúde é obrigado a liberar a cirurgia. Todos os beneficiários têm os mesmos direitos quando se trata de cirurgias do processo transsexualizador.

Só homens trans conseguem a liberação de cirurgias pelo plano de saúde: MITO!

Homens trans, mulheres trans e pessoas não-binárias têm exatamente o mesmo direito à liberação das cirurgias do processo transsexualizador. O plano de saúde não pode fazer distinção entre os gêneros, e todos têm o direito de buscar a liberação das cirurgias de acordo com suas necessidades e identidades de gênero.

É essencial desmistificar as informações erradas sobre a liberação de cirurgias trans pelo plano de saúde. Homens trans, mulheres trans e pessoas não-binárias têm os mesmos direitos e devem buscar a liberação desses procedimentos, independentemente do tipo de plano ou localização.

Se você tiver dúvidas, deixe um comentário e compartilhe este conteúdo de utilidade pública para ajudar outras pessoas a compreenderem seus direitos.