
Relacionamento abusivo: 4 sinais de que você está em um (e como lidar)
Engana-se quem pensa que relacionamento abusivo está relacionado somente à agressão física. Para pessoa que está inserida ali, muitas vezes é difícil perceber os sinais, confundindo os sentimentos com maus tratos.
É muito importante que você saiba os indícios de uma relação tóxica antes que a situação se agrave, bicha. Portanto, se você conhece alguém que esteja passando por isso, converse a respeito do tema e ofereça apoio. Separamos 4 indicativos para se atentar, inclusive relacionados ao universo LGBTQIA+, e como lidar com eles!
4 sinais de um relacionamento abusivo
1- A pessoa não te bate, mas ameaça te tirar do armário à força
É direito da pessoa LGBTQIA+ manter sua privacidade sobre assuntos como identidade de gênero e sexualidade. Não adianta alguém insistir que lá fora é um lugar mais livre, lindo e feliz para tentar te convencer a sair do armário; até porque não é bem assim. Qualquer tipo de ameaça por si só já é indício de relacionamento abusivo (e crime também).
Só você sabe a sua dor, o ambiente onde vive e as consequências que se assumir poderiam acarretar. E o mais importante, que ninguém te conta: É CRIME! Se, contra a sua vontade, seu parceire te expuser publicamente (grupo de família, redes sociais, etc.), é considerado injúria LGBTfóbica. Cabe processo e até mesmo indenização! Saiba como denunciar aqui.
2- … ou ameaça vazar fotos íntimas suas, se você terminar
Revenge porn é a divulgação indevida de fotos e/ou vídeos íntimos de uma pessoa com o objetivo de se vingar ou humilhar… O famoso “vazou nude”. O ato é considerado criminoso. Assim, a pena pode ser de até 5 anos, além de indenização à vítima. É um direito assegurado pelo Art. 218-C do Código Penal. Ameaçar também é crime.
3- A pessoa faz drama quando você vai encontrar com amigues e familiares
4- … ou te faz acreditar que tudo o que acontece é culpa sua
O que fazer?
Tente sair o mais rápido possível desse relacionamento abusivo, antes que fique ainda pior. Conte com a sua rede de apoio e não se cale, bicha. Não ceda às ameaças, pois ameaçar também é crime! A lei está ao seu lado e a Bicha da Justiça também.
Denuncie! Você pode registrar um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia física ou on-line; ou até mesmo ligar para o Disque Denúncia da sua cidade. Caso seja flagrante, ligue para o 190 (Polícia Militar) e peça ajuda.
Dependendo do caso, como injúria LGBTfóbica, por exemplo, um advogade especialista vai fazer toda a diferença no processo e solicitação de danos morais. Converse conosco aqui.
Estou vivendo tudo isso que foi citado a cima, meu parceiro não me aceita com uma mulher trans e vive me ameaçando de várias formas tanto verbalmente como piscicologicamente,ando muito Perturbada pois no início da minha transcisao ele me apoio só que agora oq eu vejo é só ódio que ele senti de mim ele sofre de transtorno de bipolaridade e quando ele tá sem remédio ele me bate. semana passada ainda chamou a polícia e me acusando que eu agredi ele e a mãe dele coisas que eu não fiz isso pois eu levei vários socos nas costas e puxão de cabelo passei uma semana sem conseguir andar diteito,me ajudem a sair desse relacionamento abusivo e tóxico pois tudo que acontece ele diz que a culpa é minha e eu não tenho forças pra tomar uma decisão de ir embora da casa dele😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭 inclusive estou sem trabalhar pq ele não deixa, não posso trabalhar na área que eu gosto tem que ser do jeito que ele quer,ele trabalha com lataria e pintura e veja só que absurdo diz que vai me pagar pra trabalhar com ele só pra mim não sair de casa ,estou se sentindo sufocada pois nada eu posso fazer 😭😭 me ajudem😭😭 sou de Curitiba PR 😭😭😭 estou em terapia hormonal faz 2 anos e todas nossas brigas ele fala vai embora quero ver pra onde você vai ter que fazer programa 😭 isso é um pouco do que estou conseguindo desabafa mas sempre que penso em acabar ele joga toda culpa em mim não aguento mas, tentei suicídios domingo dia 28/04/2022 as 03:00 hrs da madrugada, quando ocorreu a cena ele começou a falar muitas besteira, “olha aí como ela fica tomando hormônios pra querer se matar, depôs de um fim de relacionamento que ela á mesma causou vai ficar sozinha sua loka,”😭 entre outras coisa muita desagradáveis 😭😭
Olá, sou o Vinicius, suporte da Bicha da Justiça. Temos muito interesse em te ajudar. Peço a gentileza que acesse o link: https://share.hsforms.com/1ADbzJq5BRguaPHuPDflPhg36q0d e preencha o formulário para direcionarmos ao setor correto para melhor respondê-lo.
Entre em contato também com 188 (CVV Centro de valorização da vida) para receber suporte psicológico.