Arromanticidade: verdades, o que é arromântico e diferença para assexual

Arromanticidade: verdades, o que é arromântico e diferença para assexual

junho 17, 2022 0 Por Renata Rocha

Você sabe o que é arromântico? E a diferença desse indivíduo para alguém assexual? Antes de tudo, é importante saber que orientação romântica e orientação sexual não são a mesma coisa. Hoje, decidimos contemplar uma parte da letra A de LGBTQIA+ e falar mais sobre a arromanticidade. Saiba mais!

 

O que é arromântico?

Uma pessoa com a orientação da arromanticidade é alguém que sente pouca ou nenhuma atração romântica por outros indivíduos, ou seja, possui uma experiência diferente das expectativas sociais.

Para os arromânticos, há um desinteresse quanto aos relacionamentos românticos, podendo ser até uma aversão, em alguns casos (de acordo com a AUREA). A maioria dessas pessoas não se apaixonam. Vamos celebrar com orgulho a nossa diversidade?

Confira abaixo verdades e curiosidades sobre a arromanticidade e a diferença entre alguém arromântico e assexual!

 

6 verdades e curiosidades sobre os arromânticos

1- Ser uma pessoa arromântica não impede alguém de amar e ter relações profundas com outras, como amigues e familiares. Afinal, existem várias formas de amar além do amor romântico.

2- A pessoa arromântica pode ou não sentir atração sexual por outras pessoas. A preferência por beijar, fazer sexo – ou sentir desconforto com isso – é particular e individual.

3- Uma pessoa arromântica pode ter qualquer orientação sexual, ou seja, ser hétero, gay, bi, pan, etc. Além disso, não necessariamente é solteira e se relaciona apenas de forma superficial, podendo ter relacionamentos sérios como namoro ou casamento.

4- Assexualidade e arromanticidade não são a mesma coisa! Assexualidade é uma orientação sexual, enquanto arromanticidade é uma orientação romântica. A diferença entre um indivíduo arromântico e assexual é que o primeiro se interessa pouco ou nada por relações românticas, enquanto o segundo sente pouca ou nenhuma atração sexual.

5- Assim como outras orientações românticas e sexuais, a pessoa não escolhe ser arromântica. Ela nasce dessa forma!

6- A semana do Orgulho e Visibilidade Arromântica sempre é comemorada um dia após o Dia dos Namorados norte-americano (Valentine’s Day). Nem precisamos explicar o motivo, né?

 

Compartilhe este post com os amigues e nos siga no Instagram para conteúdos diários aqui!