fbpx
Como denunciar LGBTfobia no trabalho: provas, abordagem e processo

Como denunciar LGBTfobia no trabalho: provas, abordagem e processo

25 de março de 2022 1 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

Provar um crime no ambiente corporativo pode ser desafiador. Às vezes, os absurdos já começam no processo seletivo. Antes de tudo, sabemos que nem toda empresa abraça verdadeiramente a diversidade e a inclusão como prioridades e que, na hora de provar que apoia e respeita as nossas causas, ficamos na mão. Você já sabe como denunciar LGBTfobia no trabalho, bicha?

Mesmo que a sua permanência na empresa seja ameaçada, não deixe de fazer a denúncia. Ninguém tem o direito de te discriminar por nenhum motivo, muito menos no seu local de ofício. Calar-se acarreta em mais episódios de preconceito, gerando cada vez mais vítimas LGBTQIA+. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a reunir as provas necessárias e agir. LGBTfóbicos não passarão!

 

5 dicas para saber como denunciar LGBTfobia no trabalho

1- Conquiste aliados

Pense nas pessoas da sua confiança na empresa que podem te ajudar e/ou que já tenham presenciado as situações sofridas de LGBTfobia no trabalho. Então, liste todas elas.

2- Inicie a abordagem

Fora do trabalho, entre em contato pelo WhatsApp com os seus colegas (potenciais aliados), dizendo como você se sente em relação aos ataques LGBTfóbicos que você vivenciou. A ideia é que eles possam confirmar que o crime de fato aconteceu… Apenas isso.

3- Faça print das mensagens

Guarde todas essas conversas para que possam ser utilizadas a seu favor no processo judicial, caso a empresa não tome as devidas providências – ou você deseje processar o LGBTfóbico mesmo assim.

4- Comunique aos responsáveis hierárquicos

Além de saber como denunciar LGBTfobia no trabalho, você também precisa descobrir as pessoas certas para comunicar o ocorrido. Assim, é importante que você deixe os responsáveis hierárquicos cientes da situação. Mas faça isso de forma documentada, por meio de e-mails ou mensagens cobrando as providências.

Verifique se há algum canal de reporte de denúncias no seu emprego. Normalmente, os profissionais de recursos humanos (RH), compliance ou integridade podem te auxiliar melhor e até investigar com mais profundidade. Portanto, vá atrás do setor correto para dar andamento ao seu caso sem correr o risco de as informações vazarem pela empresa.

5- Dê um basta na situação

Caso a empresa não tome as medidas cabíveis, procure outro lugar para trabalhar; sua saúde mental agradece. E, principalmente, processinho neles! Entre na Justiça e exija os seus direitos. Nossos advogades são especialistas nisso e podem te ajudar. Fale conosco aqui!

 

Compartilhe

Agora que você já sabe como denunciar LGBTfobia no trabalho, deixe suas dúvidas nos comentários e compartilhe as dicas para que mais pessoas tomem conhecimento. Alguém pode estar precisando do seu suporte! Vamos juntes?

%d blogueiros gostam disto: