fbpx
Transfobia é crime: o que fazer se a empresa não te contratar por ser trans

Transfobia é crime: o que fazer se a empresa não te contratar por ser trans

18 de março de 2022 3 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

A falta de empregos formais para pessoas trans é uma realidade que reflete uma estrutura repleta de preconceitos.  Por isso, muita gente da comunidade LGBTQIA+ acaba recorrendo aos trabalhos fora da sua área de atuação/formação – e até mesmo tendo que tomar medidas mais drásticas para sobreviver. Transfobia é crime!

Não deveria ser normal uma empresa somente com funcionáries cis nos dias de hoje. As organizações são diretamente responsáveis por esse cenário. No ambiente corporativo, encontramos uma série de atitudes transfóbicas que freiam o avanço da nossa luta. Apesar de as conquistas estarem crescendo, ainda há um longo caminho pela frente.

Às vezes, a transfobia vem mascarada de “priorizamos a competência”. Mas a dura verdade é que pessoas trans são constantemente discriminadas em processos seletivos. Sempre escutamos relatos de pessoas que, no momento da entrevista de emprego, são questionadas sobre sua identidade de gênero. A ausência de ações afirmativas, como vagas exclusivas e capacitação de setores de RH, também são exemplos da situação.

Não foi contratade por ser trans? Então continue lendo para saber como processar a empresa sem correr o risco de perder por falta de provas, bicha. Listamos medidas simples que ajudam a provar o preconceito!

Cenário atual

Apesar de já sabermos que transfobia é crime, o mercado de trabalho ainda não percebeu, pelo visto. De acordo com estudo da plataforma #VoteLGBT com a Box1824, a taxa de desemprego da comunidade trans é de 20,47%. Com a pandemia, 56,82% estão em situação de insegurança alimentar.

Dados da TransEmpregos também mostram que houve queda de mais de 60% em contratações nos meses de abril e maio. Em junho, aumentaram em 10%, em julho 19% e, no mês de setembro, apresentou-se um aumento de 100% com relação ao mês de abril e maio de 2020.

Mesmo agora, em 2022, a diversidade e inclusão no universo corporativo ainda caminham a passos lentos. Percebemos que a maioria das pessoas trans seguem buscando recolocação profissional e uma oportunidade de emprego. Na teoria é tudo muito bonito, mas poucas empresas realmente chegam na última fase, ou seja, na contratação final da pessoa trans; exceto em vagas exclusivas e olha lá!

 

Transfobia é crime: 4 passos para processar a empresa

1- Documente todo o processo seletivo por mensagens escritas. Ainda que o representante da empresa entre em contato por telefone, mande sempre um e-mail ou mensagem para gerar esse histórico.

2- Faça print de absolutamente tudo durante as etapas de seleção. Pode ser que você não precise, porém, se precisar, não vai ficar p* da vida por deixar empresa a LGBTfóbica impune e sem penalidade.

3- Depois de ser dispensade, confirme se a vaga ainda está disponível e sendo divulgada nas mídias. Esse é um indicativo de que a empresa não tinha outro candidate com maior qualificação para a vaga, mesmo se tiver usado essa desculpa. Reúna todas as provas.

4- Contrate um bom advogade que entenda de direitos LGBTQIA+ para entrar com o processo. A equipe da Bicha da Justiça é especialista nisso e pode te ajudar. Fale conosco aqui!

 

Além do processo, você pode (e deve) denunciar a empresa por transfobia. Afinal, queremos evitar que ela repita o erro com outras pessoas da nossa comunidade, né? O crime é equiparado ao racismo pela Lei 7716/89. Confira aqui o passo a passo completo para a denúncia!

%d blogueiros gostam disto: