fbpx
Crime virtual: como denunciar homofobia e transfobia na internet

Crime virtual: como denunciar homofobia e transfobia na internet

15 de abril de 2022 2 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

O discurso de ódio contra pessoas LGBTQIA+ é cada dia mais comum na internet – principalmente em época de BBB e eleições. Comentários nos portais de notícias, interações no Instagram, compartilhamentos no WhatsApp… A quantidade de haters que destilam preconceito por aí é enorme. Por isso, denunciar homofobia se torna ainda mais importante.

Isso precisa parar! Internet não é terra sem lei. Não adianta eles se esconderem atrás de perfis falsos, desrespeitando alguém simplesmente pela orientação sexual e/ou identidade de gênero, achando que sairão impunes. Liberdade de expressão não dá carta branca para dizer o que quiser ou defender ideologias preconceituosas, bicha.

É uma faca de dois gumes, com ônus e bônus. Não podemos banalizar a liberdade de expressão para justificar a tolerância com os intolerantes, nem defender qualquer ideia que vá contra a existência de qualquer ser humano; terminando onde a do outro começa. Descubra abaixo como denunciar a homofobia (ou transfobia) sofrida on-line!

 

Como denunciar homofobia ou transfobia on-line

1- Antes de tudo, identifique se o crime é considerado LGBTfobia ou injúria LGBTfóbica. Já te ensinamos a diferenciar aqui.

2- Mantenha a calma e evite discutir com o autor do crime ou ameaçá-lo. Sabemos que é difícil, mas isso poderia prejudicar o julgamento do caso. É importante denunciá-lo também na própria rede social, no botão específico para isso, já que é mais uma maneira de puni-lo.

3- Faça prints da tela dos comentários LGBTfóbicos e do perfil do agressor. Depois, imprima para levar à polícia. Porém, tome cuidado, pois divulgar conteúdo não autorizado on-line pode fazer com ele abra um processo de calúnia contra você. Portanto, guarde as provas em um lugar seguro.

4- Se puder, reconheça a autenticidade das provas impressas no cartório de notas da sua cidade.

5- Por fim, agora é hora de denunciar a homofobia em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, caso possa. Se não houver, dirija-se à mais próxima da sua casa. Você precisa solicitar a abertura de um inquérito policial.

 

Processo e indenização

A justiça está a seu favor. Portanto, não deixe passar! Os discursos de ódio só diminuirão quando as devidas providências forem tomadas. Então, além de denunciar, a situação cabe processinho e, muitas vezes, indenização.

Nossa equipe de advogades especialistas em direitos LGBTQIA+ pode te ajudar. Fale conosco aqui!

 

%d blogueiros gostam disto: