Preconceito no ambiente de trabalho: como as vagas afirmativas são importantes para pessoas LGBTQIA+

Preconceito no ambiente de trabalho: como as vagas afirmativas são importantes para pessoas LGBTQIA+

23 de março de 2023 0 Por Natan

As vagas afirmativas são importantes para garantir que pessoas LGBTQIA+ tenham a mesma oportunidade de trabalho que qualquer outra pessoa. Infelizmente, o preconceito ainda é uma realidade, e muitas vezes esses profissionais são discriminados no ambiente de trabalho, ou não conseguem sequer uma vaga por causa da orientação sexual.

Embora não exista uma lei que estabeleça vagas afirmativas LGBT no Brasil, como explicamos aqui isso não significa que as empresas não possam adotá-las. De acordo com especialistas, as empresas podem e devem criar vagas exclusivas para minorias, inclusive para a comunidade LGBTQIA+.

O mito da injustiça das vagas afirmativas para a comunidade LGBTQIA+

Essas vagas têm o objetivo de trazer diversidade para dentro da empresa, além de reparar históricas desigualdades sociais. Isso é importante, já que muitos profissionais LGBTQIA+ acabam recorrendo a trabalhos precários, como a prostituição, por falta de outras opções.

Algumas pessoas podem alegar que vagas exclusivas LGBT são injustas e tiram a oportunidade de pessoas heterocisnormativas, mas essas vagas são uma minoria em comparação com o total de vagas disponíveis. Portanto, não há motivo para se falar em injustiça.

Vagas afirmativas para a comunidade LGBTQIA+ na empresa: por que adotá-las?

Se a sua empresa quer começar a adotar vagas afirmativas, é importante criar um formulário de cadastro que inclua perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero. Além disso, é fundamental criar programas de formação específicos para essas pessoas, para que elas possam entrar em pé de igualdade em comparação com as demais pessoas colaboradoras. Aqui falamos sobre a importância da diversidade e de incluir pessoas LGBTQIA+ nas empresas

Lembre-se: as ações afirmativas são essenciais para garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades, independentemente da orientação sexual. Além disso, ter uma equipe diversa pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, como um ambiente de trabalho mais criativo e inovador.