fbpx

Por que seu voto é tão importante para os direitos LGBTI+?

24 de setembro de 2022 0 Por Bicha da Justiça

As Eleições 2018 estão chegando. E com elas, chega também a responsabilidade de dedicar o voto a um candidato que o mereça.

Sobretudo, é importante saber quais são os cargos que estarão em disputa nesse ano, e também quais as obrigações implicam a cada um deles.

voto

Unshplash

Cargos em Disputa Eleições 2018

Nas eleições que acontecerão em outubro desse ano, a população irá atribuir o seu voto a 5 funções políticas. Portanto, deverá escolher candidatos para:

  1. Presidente e Vice-presidente da República;
  2. Governador e Vice-governador;
  3. Senador;
  4. Deputado Federal;
  5. Deputado Estadual.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) descreve com clareza e objetividade as atribuições de cada um desses cargos. Leia AQUI.

Em suma, o voto é a forma pela qual cada cidadão participa da administração pública. Ou seja, por meio do voto é possível eleger, democraticamente, o candidato que melhor representa a nação, o estado, a cidade, etc. Logo, é indispensável que cada um seja cuidadoso ao analisar as opções para cada ofício.

Por que seu voto é tão importante para os direitos LGBTI+?

A política pode parecer um tanto quanto desinteressante para muitos. Pois o descaso dos governantes, que vemos nos noticiários, a respeito das minorias – dentre elas a comunidade LGBTI+ – é chocante. Porém, o voto LGBTI+ tem valor e ajuda a decidir as eleições.

Portanto, a indiferença com relação às eleições não é a solução.

Uma vez que o voto no Brasil é obrigatório, por que não escolher candidatos compromissados com os direitos LGBTI+?

A maioria dos direitos da comunidade LGBTI+, como: a possibilidade de mudar nome e gênero das pessoas trans, o casamento e a adoção entre pessoas do mesmo sexo, não estão previstos em uma lei. No entanto, são frutos de decisões dos juízes que permitiram a conquista desses direitos.

Por isso é tão importante ficar atento às eleições deste ano. Para que representantes políticos que irão lutar pelos direitos LGBTI+ sejam eleitos. Seja para fazer leis para criminalizar a homofobia, por exemplo, ou criando políticas públicas específicas para a comunidade LGBTI+. Como casas de acolhimento para pessoas vítimas de LGBTfobia, ou ainda fazendo ampliação do atendimento à população trans no Sistema Único de Saúde, entre outros.

Deste modo, vale a pena parar um tempo para saber mais sobre os candidatos. O que ele vai fazer pela comunidade LGBTI+ e pela promoção dos direitos das minorias.

Além disso, também é necessário analisar o candidato em todos os aspectos. A sua vida política, seus esforços para fazer algo relevante tanto para as minorias como para a população de modo geral. Também, pesquisar em fontes diferentes a respeito dos candidatos, porque é possível que as informações sejam influenciadas pelos meios onde são divulgadas. Ou seja a procedência delas faz muita diferença.

Enfim, para mais informações deixe um comentário, ou acesse AQUI.

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: