Projeto Social Orgulho do Meu RG: Transformando Vidas de Pessoas Trans e Travestis no Brasil

Projeto Social Orgulho do Meu RG: Transformando Vidas de Pessoas Trans e Travestis no Brasil

5 de abril de 2023 0 Por Natan

O projeto social Orgulho do Meu RG tem como objetivo transformar a vida de pessoas trans, travestis e não binárias por meio da alteração gratuita de nome e gênero nos documentos. Criado em 2021 pela Bicha da Justiça, a iniciativa já ajudou 85 pessoas em suas três primeiras edições, em diversas regiões do Brasil.

Respeito à dignidade e participação plena na vida em sociedade.

A mudança de nome e gênero em documentos é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Federal e pela Lei de Registros Públicos. No entanto, muitas pessoas trans e travestis enfrentam barreiras e preconceitos para exercer esse direito, seja pela falta de informações claras, pela burocracia do sistema ou vulnerabilidade econômica.

Ao oferecer esse serviço gratuitamente e de forma acessível, o Orgulho do Meu RG contribui para a promoção da cidadania e da justiça social. Pessoas trans e travestis podem ter seus direitos garantidos e sua dignidade respeitada, além de participarem plenamente da vida em sociedade, com mais segurança em suas vidas pessoais e profissionais, e o acesso a serviços e benefícios de maneira mais justa e fácil.

Promoção da cidadania e justiça social.

É importante ressaltar que a alteração de nome e gênero em documentos não é apenas uma questão de identidade individual, mas também um ato político de resistência e luta pelos direitos das pessoas trans e travestis. Ao apoiar e divulgar iniciativas como o Orgulho do Meu RG, você contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e acolhedora para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero.

Apoie e divulgue o Orgulho do Meu RG para fortalecer os valores da diversidade, da igualdade e do respeito aos direitos humanos, fundamentais para a construção de um mundo mais justo e inclusivo.

Para saber mais sobre o projeto, as edições anteriores e como apoiar, acesse agora o site oficial do Orgulho do Meu RG.