fbpx
Existe diferença entre o que é de direito dos homens e das mulheres? Saiba mais.

Existe diferença entre o que é de direito dos homens e das mulheres? Saiba mais.

24 de setembro de 2022 0 Por Bicha da Justiça
Direito

Pixabay

O que diz respeito ao direito da mulher e direito do homem é uma discussão que , provavelmente, não acabará tão cedo.

De fato, durante muitos anos as mulheres eram submetidas a certos padrões de inferioridade, que até hoje reflete na sociedade. Consequentemente, criou-se uma mentalidade, um rótulo, uma atitude geral que faz com que as mulheres sejam vistas e tratadas de modo diferente dos homens.

Por isso, mulheres e homens possuem alguns direitos diferentes.

Quais são as diferenças entre o que é de direito da mulher e do homem?

A Constituição brasileira – lei sob a qual todo os brasileiros está sujeito – diz no art. 5º que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]”.

Entretanto, por que existem diferenças entre os direitos dos homens e das mulheres?

A diferença se justifica para corrigir uma disparidade histórica existente entre homens e mulheres. Os homens sempre tiveram mais prerrogativas no Brasil do que as mulheres. Além disso, as mulheres, até pouco tempo atrás, não podiam trabalhar fora de casa. Também, não podiam se separar dos seus maridos, estudar fora de casa, votar, dentre inúmeras outras restrições.

Apesar de todas essas implicações, esses direitos foram conquistados pouco a pouco. Porém, atualmente ainda é possível encontrar privilégios sendo aplicados aos homens em detrimento das mulheres.

Pontuando e analisando as diferenças de direito referente ao homem e a mulher

Segundo o Portal G1 Pesquisa realizada pelo site de empregos Catho neste ano com quase 8 mil profissionais mostra que elas ganham menos que os colegas do sexo oposto em todos os cargos, áreas de atuação e níveis de escolaridade pesquisados – a diferença salarial chega a quase 53%.”

Além disso, pesquisas mostram que eles também avançam com mais facilidade em suas carreiras profissionais do que as mulheres.

Portanto, era preciso que a lei criasse distinções de direitos entre homens e mulheres na tentativa de equiparar suas condições.

Por isso, homens precisam trabalhar mais tempo do que as mulheres para se aposentarem. Eles têm menos tempo de licença paternidade do que as mulheres possuem de maternidade. Ainda mais, homens não têm estabilidade em seus empregos enquanto estão esperando seus filhos nascerem. Ao passo que as mulheres gestantes a possui (afinal de contas é a mulher quem está gestando o filho).

Também é importante dizer que existem algumas decisões referentes ao judiciário. Por exemplo, estende-se o mesmo período de licença maternidade aos casais homossexuais que adotam seus filhos. Entretanto, essa não é a regra, embora seja possível.

Ademais, quanto à superioridade física, é fato que homens possuem mais força do que as mulheres, geralmente. Em vista disso a lei maria da penha também prevê uma diferença entre homens e mulheres que são vítimas de violência doméstica.

Outra diferença é que a violência no âmbito doméstico, sofrida por mulheres, é reprimida com muito mais rigor do que a mesma sofrida por homens.

Por fim, é sempre importante ressaltar que os homens brasileiros (cisgênero e transgênero) estão obrigados a servirem o exército, ao passo que as mulheres (cisgêneras ou transgêneras) não.

Essas são algumas diferenças dos direitos entre homens e mulheres no Brasil. Para saber mais entre em contato com um de nossos advogados.

 

 

%d blogueiros gostam disto: