Desafios da inclusão feminina no mercado corporativo: um olhar além da feminilidade cis-heteronormativa.

Desafios da inclusão feminina no mercado corporativo: um olhar além da feminilidade cis-heteronormativa.

10 de março de 2023 0 Por Natan

O mercado ainda está acordando para as incontáveis possibilidades de ganhos ao oferecer oportunidades que apresentem equidade, inclusão e justiça sociais em suas ações. O mês de março traz à superfície do debate a posição das múltiplas identidades femininas no ambiente corporativo. Apenas o discurso imagético, muitas vezes, revela o local conservador em que se encontram as organizações que assim comunicam seus posicionamentos acerca do tema. A imagem da feminilidade cis-heteronormativa é explorada durante esse momento enquanto exemplo de força e superação, um demonstrativo da diversidade presente em algumas empresas. E a quem e ao quê essa feminilidade representa, de fato? Onde estão as representatividades das outras várias identidades femininas no mercado?

Múltiplas identidades femininas durante a história.

A construção social de homem e mulher mudou no século XVIII devido às mudanças políticas e socioeconômicas, industrialização, capitalismo e a escalada da burguesia. É o conceito de identidade individual tomando o lugar das identidades coletivas, ideias de público e privado, a família nuclear. Com essa estrutura o lugar do feminino passou a ser do particular, separando-as do mundo do trabalho. Seu papel era o cuidado, ao filho, ao esposo e à casa, confinadas na esfera doméstica. Há diversas identidades femininas coexistentes na revolução industrial e seus papéis sociais.

O mercado corporativo tem demonstrado abertura em relação às pessoas que se identificam no feminino em cargos de liderança, mesmo que sejam poucas as que ocupam estas posições. Levemos em consideração o dado de que mais de 90% de pessoas trans femininas e travestis não ocupam nenhum lugar no mercado formal de trabalho.

Oferecer oportunidades comprometidas com a diversidade, tornar o espaço de trabalho realmente acolhedor e justo requer uma mudança no mindset da sua gestão e de seu time. Entre em contato conosco para saber como sua empresa pode promover diversidade e colher os benefícios da inclusão.

Nós vamos te ajudar!