Semana da Advocacia LGBTQIA+: “A Ovelha Colorida do Direito”, é lançada pela Bicha da Justiça; inscreva-se gratuitamente e apoie à causa

Semana da Advocacia LGBTQIA+: “A Ovelha Colorida do Direito”, é lançada pela Bicha da Justiça; inscreva-se gratuitamente e apoie à causa

1 de dezembro de 2021 1 Por Bicha da Justiça
Estamos celebrando a última edição de 2021 da SEMANA DA ADVOCACIA LGBTQIA+ – “A Ovelha Colorida do Direito”, promovida pela nossa startup Bicha da Justiça, oferecendo tudo o que você precisa saber para participar ativamente da implementação dos direitos da comunidade LGBTQIA+ em aulas com inscrições gratuitas. Foto: ARTE/BICHA DA JUSTIÇA.

 

Por Wilson Maranhão, do Blog Bicha da Justiça.

Neste finalzinho de novembro, adentrando em dezembro, estamos celebrando a última edição de 2021 da SEMANA DA ADVOCACIA LGBTQIA+ – “A Ovelha Colorida do Direito”, promovida pela nossa startup Bicha da Justiça, oferecendo tudo o que você precisa saber para participar ativamente da implementação dos direitos da comunidade LGBTQIA+ em aulas com inscrições gratuitas. O evento que é único no país à oferecer aulas de capacitação de formação técnica e profissionalizante sobre os direitos desta significativa parcela da população. Clica aqui e inscreva-se!

 Os encontros acontecerão nos dias: 25/11, 30/11, 02/12 e 06/12; com a duração de uma hora e 30 minutos cada aula, começando sempre às 20h. Todas as aulas serão ministradas pela nossa advogada e especialista em Direito Público e Direito Homoafetivo e de Gênero, além de cofundadora da Bicha da Justiça, Bruna Andrade. Qualquer pessoa que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre Direitos LGBTQIA+ pode se inscrever e participar.

Estima-se que no Brasil – segundo dados da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuaisstis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) -, mais de 18 milhões de pessoas são LGBTQIA+. No entanto, esta parcela importante da população sofre diariamente com o preconceito, a violação de direitos e com a violência, sendo retratados em lamentáveis estatísticas que refletem no constante alarde da comunidade LGBTQIA+, em todos os aspectos.

O evento que foi criado em 2019, por iniciativa da Bicha da Justiça, com o objetivo de capacitar as pessoas sobre a importância da participação ativa da construção dos Direitos LGBTQIA+, aprendendo sobre os pilares da advocacia que atua na defesa desta parcela importante da população. Segundo a nossa advogada e especialista em Direitos Homoafetivos e de Gênero, além de cofundadora da Bicha da Justiça, Bruna Andrade, surgiu da ideia da startup de trabalhar com a educação corporativa abordando os direitos da comunidade LGBTQIA+.

“A gente sempre trabalhou desde o começo do Bicha da Justiça com a proposta de que sejamos uma startup de educação, no qual queríamos trabalhar com a ideia da educação corporativa, tanto pra os profissionais jurídicos, quanto para as empresas. E a Semana da Advocacia LGBTQIA+ surgiu justamente nesse contexto de compartilhar com o público dentro de um evento virtual e acessível, já que as inscrições são gratuitas, a apresentação de um cenário em que é possível atuar com os direitos LGBTQIA+. Além disso, a proposta é trazer – ainda que de forma pincelada -, alguns pontos que são relevantes para quem deseja atuar em prol da causa”, destacou Andrade, acrescentando que dentro desses dois anos de existência do evento, mais de 50 profissionais já foram capacitados.  

E dentro desse coletivo, a grande maioria é de profissionais do ramo jurídico e corporativo, que precisão urgentemente desapegar do do formato tradicionalismo e, assim, abertos a apoiar e ajudar na construção de políticas públicas e na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Sobre esse cenário, Bruna Andrade destaca: “Percebemos que precisávamos apresentar um pouquinho deste universo dos profissionais jurídicos que estão muito inseridos dentro do tradicionalismo, dentro das áreas usuais do Direito, e que de um modo geral não fazem nem a ideia de que existe esse ramo do Direito e mercado para isso. É um evento muito importante e que antecede a abertura do nosso curso de formação de Direitos LGBTQIA+, pra quem quer aprofundar nessa temática”.

Portanto, é nos aliando a esta luta, apoiando em prol dos direitos LGBTQIA+ é que podemos conquistar um lugar com mais respeito e igualdade para as pessoas desta importante parcela da população brasileira. Por isso, a comunidade precisa de mais aliados e aliados na luta em prol da causa.

Vamos juntes!

E tu quer um spoiler?

Lá vai!

A primeira aula do treinamento Vamos falar sobre o tradicionalismo existente no mercado jurídico e as oportunidades de desenvolver sua própria identidade dentro desse cenário, conquistando espaço.

Tá imperdível!!

Mas afinal, a Semana da Advocacia da Bicha da Justiça colabora para a redução do déficit de advogados defensores dos direitos da comunidade LGBTQIA+?

Sim, a importância do evento promovido por nossa startup é justamente para fomentar e capacitar cada vez mais pessoas que desejam atuar na defesa dos direitos LGBTQIA+. As pessoas desta comunidade precisam de mais advogados aliados à causa e você que tá lendo agora esse texto pode também fazer a diferença!

Infelizmente, temos dados alarmantes sobre a comunidade em todos os aspectos e é nos aliando a esta luta que podemos conquistar um lugar com mais respeito e igualdade para as pessoas LGBTQIA+. Sobre o déficit de defensores, a nossa advogada Bruna Andrade, destaca: “Temos uma pesquisa que demonstra que 80% das pessoas LGBTQIA+ que já sofreram algum tipo preconceito, já deixaram de procurar seus direitos necessários, sabendo que os têm, pelo como medo de encontrar um advogado que seja lgbtfóbico. Esse é um pilar da própria startup (educação jurídica para reduzir o defícit), pois este cenário acontece por falta de referências mesmo. Portanto, precisamos de mais aliados como um todo, que vão permitir que a gente consiga mudar este cenário”, enfatiza Andrade. 

A Semana da Advocacia LGBTQIA+ da Bicha da Justiça vai até o dia 06/12, com a última aula do treinamento.

E tu vai perder essa oportunidade?

É gratuito!

Todes nós fazemos parte da construção da defesa dos direitos LGBTQIA+.

Então vem com a gente!