fbpx
Se eu alterar meus documentos após o Enem, posso perder minha vaga na universidade?

Se eu alterar meus documentos após o Enem, posso perder minha vaga na universidade?

26 de fevereiro de 2020 0 Por Bicha da Justiça

Uma dúvida muito frequente entre pessoas trans, principalmente as que estão prestando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é sobre como proceder sua inscrição na prova, principalmente para aqueles que pretendem retificar seus documentos após o ingresso na universidade.

Caso eu tenha feito a inscrição do exame utilizando meu nome de batismo, existe algum risco de perder a nota ou ter a candidatura barrada na universidade se retificar os documentos posteriormente?

O Bicha responde!

De forma alguma! Se você utilizar o nome de batismo na inscrição do Enem e, após ingressar na universidade alterar seus documentos não há qualquer risco de perder a vaga conquistada.

A nota obtida no Enem e a vaga conquistada são direitos que você adquiriu e, mesmo que haja mudança de nome e gênero posteriormente, ambos os direitos ficam resguardados.

A universidade não pode negar a matrícula em virtude da retificação. Da mesma forma, se a alteração ocorrer após o ingresso na universidade, ela tem que mudar e adequar o seu registro acadêmico aos seus novos documentos.

Por outro lado, sempre importante dizer que tanto na inscrição do Enem, quanto nos registros acadêmicos, toda pessoa trans não retificada tem o direito de usar nome social, se assim desejar.

Bicha, fique atente aos seus direitos! Não deixe de continuar nos acompanhando nas redes sociais @bicha_da_justica (Instagram) e @bichadajustica (Facebook). Se estiver passando por uma situação como a descrita no texto clique aqui, nós podemos te ajudar.

 

%d blogueiros gostam disto: