Orgulho do Meu RG: inscrições abertas

Orgulho do Meu RG: inscrições abertas

junho 12, 2021 2 Por Daniel Nolasco

Estão abertas as inscrições para o projeto Orgulho do Meu RG. Com esta iniciativa, vamos retificar nome e/ou gênero no documento de pessoas trans e travestis de qualquer lugar do Brasil, gratuitamente.

Serão escolhidas 26 pessoas para terem o processo de retificação custeado pelo projeto. Para isso, a gente conta com o apoio e patrocínio de três grandes empresas do cenário nacional: Nestlé, Votorantim Cimentos e Via Varejo.

Atualmente, a média para retificação de nome e/ou gênero em cartórios brasileiros, segundo estimativas da ONG Grupo Pela Vida, varia entre R$ 600 a R$ 1.500. “Com esse projeto, a gente quer contrariar as estatísticas e possibilitar que pessoas trans, travestis e não-binárias realizem o sonho de terem seus documentos retificados”, destaca Bruna Andrade, advogada à frente da startup.

Para conseguir retificar seus documentos, a pessoa interessada precisa se encaixar em alguns critérios, bem como comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Todos os requisitos podem ser consultados no regulamento oficial, disponível no site oficial do projeto: orgulhodomeurg.bichadajustica.com

“Somos poucos em escolas, universidades, núcleos familiares e empregos. Por este motivo, muitas de nós não têm acesso à informação, tampouco sobre as que dizem respeito aos nossos direitos. O projeto pode começar a mudar essa realidade”, é o que sente Dri Maria (@blogueiratrans), criadora de conteúdo digital e embaixadora do projeto nas redes sociais.

As inscrições ficarão abertas somente das 00h do dia 12 às 23h59 do dia 13 de junho. Então corre, Bicha! Não deixe para a última hora.