fbpx
LGBTfobia no trabalho: como prevenir riscos jurídicos na sua empresa

LGBTfobia no trabalho: como prevenir riscos jurídicos na sua empresa

25 de fevereiro de 2022 4 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

Em uma pesquisa feita pelo LinkedIn com pessoas LGBTQIA+ inseridas no mundo corporativo, 35% delas relataram que já sofreram algum tipo de discriminação e LGBTfobia no trabalho. Outro dado alarmante é que 12% dessas vítimas afirmaram que a agressão partiu de líderes da empresa, principalmente gestores.

Os números trazem uma realidade que evidencia a importância de discutir pautas em defesa da comunidade LGBTQIA+ cada vez mais dentro das organizações. Portanto, já passou da hora de as empresas assumirem seu papel, de forma ativa, na construção de práticas inclusivas e capacitação dos colaboradores.

O estudo da plataforma on-line de negócios ainda apontou que piadas e comentários LGBTfóbicos foram os mais citados entre os entrevistades. Para 83% desse público, a liderança deveria adotar medidas punitivas contra quem cometer os atos de preconceito. Além das dicas valiosas que já demos aqui para colaborar com a luta dentro da sua empresa, descubra agora como prevenir os riscos jurídicos!

5 dicas para evitar a LGBTfobia no trabalho

Políticas de diversidade e inclusão bem estruturadas

Medidas de educação e repreensão de pessoas LGBTfóbicas são essenciais. A temática LGBTQIA+ deve estar presente nos treinamentos, palestras e qualquer ação educativa interna. A melhor forma de combater o preconceito é fornecer informação de qualidade. As diretrizes da sua organização prezam sempre por um ambiente inclusivo?

Violência não é normal, mesmo que por meio de agressões veladas. Então, tolerância zero para brincadeirinhas LGBTfóbicas nos dias de hoje! É essencial repreender e deixar claro a gravidade da situação para que não se repita… Como aconteceu na demissão do jogador de vôlei Maurício Souza do time do Minas Tênis Clube, por exemplo. Disponibilize um canal de denúncia seguro para casos de LGBTfobia na empresa com acolhimento posterior. 

Capacitação técnica dos setores contra a LGBTfobia

Primeiramente, o setor de recursos humanos (RH) precisa estar bem treinado para saber como proceder com as denúncias. Além disso, os departamentos jurídico, de compliance e áreas correlatas também precisam estar por dentro dos direitos LGBTQIA+. A Bicha da Justiça possui cursos de formação e outros produtos para te ajudar!

Para a nossa cofundadora e advogada especialista em direitos homoafetivos e de gênero, Bruna Andrade, não existem protocolos padronizados e engessados, mas as boas práticas nos ambientes corporativos. “Antes de tudo, é necessário entender a dinâmica da empresa e até que ponto há uma cultura de valores e desconstrução. Dependendo de como está o grau, há ações mais ou menos intensas de diversidade”, pontua.

Estruturação dos sistemas internos

Os sistemas internos devem estar estruturados para permitir a inclusão e respeito aos direitos LGBTQIA+. Tudo começa já no processo seletivo, já otimizando os formulários de inscrição com abertura para preencher o nome social, o gênero no qual a pessoa se identifica e pronome de tratamento.

Entretanto, caso a identidade de gênero e orientação sexual sejam citadas na entrevista, uma abordagem tolerante e coerente é crucial. O nome social, então, completamente respeitado em todas as ocasiões. Atualmente, disponibilizar vagas afirmativas para pessoas LGBTQIA+ também é uma medida indispensável.

Construção de soluções jurídicas

Construa, em conjunto com os colaboradores, soluções jurídicas que ultrapassem o texto frio da lei. Já estamos cansados de saber que a discriminação é crime. Porém, faz-se necessário enxergar além do que está no papel, com muita empatia. Em suma, o corpo jurídico deve compreender claramente os impactos da LGBTfobia no trabalho.

Já pensou em oferecer benefícios adicionais específicos para funcionários LGBTQIA+, como licença-paternidade estendida para casais homoafetivos e até mesmo um programa de retificação de nome e gênero? Inove!

Auxílio da Bicha da Justiça

Por fim, contrate a Bicha da Justiça para a estruturação jurídica completa da sua empresa. Somos especializados na implementação dos direitos LGBTQIA+ na prática e estruturação de programas de diversidade e inclusão. Entre em contato conosco aqui!

 

 

%d blogueiros gostam disto: