Lgbtfobia no Brasil, o que é afinal de contas?

Lgbtfobia no Brasil, o que é afinal de contas?

março 27, 2020 0 Por Rubia Cely

Que a lgbtfobia é crime no Brasil você está cansade de saber, não é mesmo? Desde que o STF decidiu em julho de 2019 que a lgbtfobia é crime, o termo ganhou repercussão nacional. Mas, de verdade, você sabe o que é lgbtfobia? Não? Então leia esse texto ao final.

A lgbtfobia é discriminação em razão da sexualidade ou identidade de gênero, também conhecida como homofobia, lesbofobia, transfobia, etc. Sabe aquele preconceito que nós lgbt vivenciamos no dia a dia? Pois é, pode ser que esse preconceito agora seja considerado crime.

E como saber se a lgbtfobia é crime ou não? Calma, calma Bichas. No texto de hoje nós separamos três condutas comuns no nosso cotidiano que são consideradas lgbtfobia. Bora saber do que se trata?

3 condutas comuns no cotidiano LGBTI+ que são consideradas crime de lgbtfobia

  • Proibição de uso do banheiro conforme identidade de gênero é crime de lgbtfobia.

Proibir uma pessoa trans de usar o banheiro conforme sua identidade de gênero é crime de lgbtfobia.

Não importa se a proibição aconteceu em um estabelecimento comercial, na escola, no trabalho ou em prédios públicos. Em todos os casos, quem impedir uma pessoa trans de usar o banheiro estará praticando crime de lgbtfobia no Brasil.

  • Restaurantes que se negam a atender público LGBTI+.

Outro exemplo de crime de lgbtfobia ocorre quando estabelecimentos comerciais se negam a atender uma pessoa em razão da identidade de gênero ou sexualidade.

Empresas não podem se recusar a vender um produto ou prestar um serviço a uma pessoa lgbt, do contrário, estarão praticando lgbtfobia no brasil.

  • Expulsar um LGBTI+ do transporte público.

Por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda acontece muito. Não importa se a expulsão ocorreu dentro do ônibus, metrô, avião ou carro de app. Em todas as hipóteses há lgbtfobia porque pessoas LGBTI+ tem o direito a usar o transporte público se pagaram para isso.

Lgbtfobia é crime, por isso saiba o que fazer se acontecer com você.

Lgbtfobia é crime no Brasil, por isso se alguma dessas situações acontecer com você denuncie para a polícia. Faça o boletim de ocorrência relatando com detalhes como o preconceito aconteceu.

Agora que você sabe o que é lgbtfobia, não deixe seus direitos de lado. Ficou com alguma dúvida sobre lgbtfobia? Me manda uma mensagem.

E aí Bicha, gostou do texto? Então dá uma olhada no nosso trabalho no instagram @bicha_da_justica.