fbpx
Dia Internacional contra a LGBTfobia: 5 dicas para se tornar um aliado

Dia Internacional contra a LGBTfobia: 5 dicas para se tornar um aliado

16 de maio de 2022 2 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

Amanhã é uma data de resistência para a comunidade LGBTQIA+, comemorada durante toda a semana. O Dia Internacional contra a LGBTfobia é 17 de maio, já que foi quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), em 1990.

É um marco no combate à discriminação por orientação sexual e/ou identidade de gênero. Infelizmente, a violência nesse âmbito ainda é enorme no nosso país. Já demos várias dicas para desconstruir o preconceito dentro da sua empresa aqui, mas e como pessoa? Você sabe como pode se tornar um aliado da comunidade LGBTQIA+ individualmente e até mesmo sendo líder de uma organização – independente da sua sexualidade? Nós te ajudamos. Confira!

 

Como contribuir com o Dia Internacional contra a LGBTfobia ativamente?

Acolha pessoas LGBTQIA+

A grande maioria delas não é aceita pela família e, às vezes, ainda é vítima do crime de abandono afetivo. Isso pode gerar um vazio e dor muito grandes. Quer ajudar? Acolha hoje e sempre. Seja parte da rede de apoio de alguém!

Não seja conivente com o preconceito

Talvez você não seja a pessoa que, diretamente, reproduzirá o preconceito. Entretanto, se você assiste a uma pessoa LGBTQIA+ sendo vítima de LGBTfobia e se omite, também contribui para que a discriminação não seja combatida. Posicione-se!

Promova (ou exija) ações de direitos LGBTQIA+ no trabalho

O trabalho tem um papel extremamente importante na vida das pessoas, já que passamos pelo menos um terço do nosso dia no ambiente de trabalho. Por isso, combatendo o preconceito e a violação dos direitos LGBTQIA+, você já estará ajudando muito.

Caso seja o líder da empresa, haja como tal e use seu poder para o bem! Ensinamos diversas maneiras de implementar isso aqui. Está esperando o quê?

De pouco em pouco, chegaremos longe!

O Dia Internacional contra a LGBTfobia é uma data importante, mas a nossa luta é diária. Você não vai acabar com o preconceito no Brasil sozinho e nós sabemos disso. Contudo, você pode auxiliar a combater. Se cada um ajudar um pouquinho, a diferença será significativa. Vamos conosco?

A nova geração é o futuro, mas nós somos o presente

Sabemos que as crianças costumam ser bem mais empáticas com pessoas LGBTQIA+ naturalmente, mas não jogue a responsabilidade da mudança nas costas delas. O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo.

Contribua ativamente para mudar esse cenário a partir de hoje! Quer saber como? A Bicha da Justiça tem um time especializado em direitos LGBTQIA+ para ajudar sua empresa a estruturar um programa de diversidade personalizado. Agende uma conversa conosco aqui!

 

%d blogueiros gostam disto: