O golpe está aí! Aprenda a se prevenir e evitar ameaças de um catfish

O golpe está aí! Aprenda a se prevenir e evitar ameaças de um catfish

junho 21, 2021 0 Por Daniel Nolasco

À medida que as relações pessoais foram se desenvolvendo com a chegada das novas tecnologias, a maneira como a gente conhece outra pessoa também mudou, o que abre a possibilidade de catfish na internet.

Por causa disso, muita gente usa dessa evolução tecnológica para cometer crimes, e vê nas pessoas LGBTQIA+ um alvo fácil para extorsões, roubos, violência e ameaças.

Mas, o que é um catfish? O termo em inglês é usado para caracterizar pessoas que enganam ou ameaçam outras pessoas na internet, muitas vezes fingindo ser quem não são.

No entanto, apesar da prática não ser algo recente no mundo, muita gente ainda cai em golpes virtuais que começam como um envolvimento amoroso. De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa de segurança digital PSafe, no ano passado, 1 em cada 5 brasileiros já foi vítima de ‘golpes amorosos’ virtuais que envolviam dinheiro, o que representa mais de 22,6 milhões de pessoas.

Por que é importante falar sobre catfish em 2021

Falar sobre esse tema nos dias atuais é de suma relevância, principalmente porque as relações sociais estão cada vez mais virtuais.

Existe um imaginário comum de que a internet é terra sem lei e que nela vale qualquer coisa. Esse imaginário se justifica porque a maioria das pessoas acredita ser impossível identificar quem está por trás dos computadores e smartphones.

Mas isso é mentira! É mais fácil identificar e penalizar os crimes que acontecem na internet e que deixam rastro, do que identificar e penalizar os crimes comuns que acontecem fora do ambiente digital.

Os crimes mais comuns praticados por um catfish

São muitos os exemplos de crime cometido por um catfish, mas, os mais comuns são:

  • falsidade ideológica: atribuir-se à uma falsa identidade;
  • crimes patrimoniais, como estelionato e extorsão: conhecidos também como scammers, essas pessoas se valem da enganação para conseguir obter uma vantagem financeira (geralmente, uma cobrança de dinheiro para não divulgar informações);
  • divulgação de fotos e vídeos íntimos;
  • roubo e violência física contra a vítima.

Leia mais: Saiba como denunciar LGBTfobia em apenas 7 passos

Como evitar ameaças e golpes em apps de relacionamento

Você se lembra daquele ditado: “melhor prevenir do que remediar”? Pois é! Nos relacionamentos virtuais, a prevenção sempre é a melhor atitude para não cair em ameaças e golpes. Evite compartilhar informações pessoais que possam te dar dor de cabeça no futuro.

Outras medidas que você tomar para saber como se livrar de um catfish:

  1. Nunca envie nudes! O tesão passa, mas o seu vídeo ou foto pode ser facilmente arquivado;
  1. Jamais marque o primeiro encontro na sua casa! O date pode até acabar rápido, mas as informações sobre seu endereço ficam para sempre.
  1. Não marque o primeiro date na casa do contatinho! Se você não conhece bem a pessoa com quem está conversando, não tem como ter certeza do que pode acontecer. Pode ser que você não volte para a sua casa;
  1. Tome cuidado com o ‘boa noite, Cinderela’! Mesmo que seu sonho seja ser uma princesa da Disney, você não faz ideia da quantidade de pessoas que caem nesse golpe.

Se, eventualmente, a prevenção não for mais possível, você precisa denunciar! Dá para fazer isso dentro dos sites e apps de relacionamento, denunciando o perfil criminoso.

Você também pode fazer uma denúncia diretamente em uma delegacia de polícia para que essa pessoa seja identificada, encontrada e penalizada.

Mas, atenção! Você precisa printar todas as informações que puder (como número de telefone e nome de usuário), juntar o histórico de conversas, relatar a questão para o site ou app (o lugar onde a conversa aconteceu). De posse dessas informações, vá até uma delegacia para formalizar a denúncia.

O golpe está aí, cai quem quer. Na dúvida, previna-se e denuncie sempre!

E você, Bicha? Conhece mais alguma dica de como se livrar de um catfish? Compartilhe aqui embaixo, nos comentários.

Fique ligade em nosso Instagram para receber mais dicas como essa.