fbpx
Como retificar nome e gênero no visto americano (depois do passaporte)

Como retificar nome e gênero no visto americano (depois do passaporte)

13 de abril de 2022 6 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

Já detalhamos aqui o passo a passo para retificar nome e gênero se você mora no exterior, bicha. Mas após fazer a retificação do passaporte, seja dentro ou fora do Brasil, como alterar o visto americano também?

Essa é uma dúvida muito frequente entre pessoas trans (e até mesmo cis) que retificaram seus nomes. Especificamente no caso dos Estados Unidos, a regulamentação do país indica a emissão de um novo visto. Listamos abaixo todas as etapas para te ajudar. Confira!

 

Passos para retificar nome e gênero no visto americano

Caso o seu nome tenha sido alterado legalmente em razão de casamento, divórcio ou decisão judicial (aqui entram as pessoas trans), você deverá retificar seu passaporte primeiro. Retificar gênero, no visto americano, só é possível para gêneros binários (homem/mulher).

Primeiramente, para a retificação do passaporte, recomendamos que você leve a sentença judicial original da alteração do nome (ou a cópia autenticada). Além de ser mais seguro, isso também vai evitar a divergência de dados nas consultas pela Polícia Federal.

Depois disso, com o passaporte retificado já em mãos, o Departamento de Estado faz a recomendação de solicitar um novo visto americano. Assim, você corre menos riscos na hora de viajar para os Estados Unidos. Aí é só solicitar o novo visto do jeito convencional, junto ao Consulado, seguindo os protocolos listados aqui.

Se não conseguir o novo visto com o mesmo nome do passaporte a tempo, ou no caso de viagens de emergência, é necessário levar os documentos legais que comprovem a retificação. Portanto, ande sempre com cópias para evitar maiores problemas. O objetivo é apresentar no desembarque dos EUA para comprovar sua identidade assim que chegar.

Precisa de ajuda? A Bicha da Justiça tem advogades especialistas em direitos LGBTQIA+ para te auxiliar em qualquer processo de retificação de nome e gênero. Fale conosco aqui!

 

Outros países

Lembrando que esse é o procedimento para vistos americanos! Nos Estados Unidos, a regra é relativamente simples, pois é uma nação onde ser transexual não é considerado crime.

Entretanto, em alguns países, há várias restrições. O visto precisa ser analisado de acordo com as regras de cada lugar do mundo. Caso o seu visto seja de outro país, será necessário que você entre em contato com a Embaixada responsável pela emissão para verificar os próximos passos.

Gostou das dicas? Então compartilhe com os seus amigues para espalhar a informação!

%d blogueiros gostam disto: