Como a Bicha da Justiça pode ajudar as pessoas LGBTQIA+?

Como a Bicha da Justiça pode ajudar as pessoas LGBTQIA+?

22 de setembro de 2021 43 Por Bicha da Justiça

Atualmente, as causas LGBTQIA+ têm ganhado cada vez mais espaço nas discussões. Assim, assuntos que antes eram tabus passaram a ser mais recorrentes, ajudando a ampliar os debates sociais inerentes a essa comunidade.

É fato que a visibilidade e a representatividade são importantíssimas nas conquistas da população LGBT, bicha. Por outro lado, também trazem algumas preocupações… Até que ponto as pessoas LGBTQIA+ conhecem os próprios direitos? Quais são eles? E como efetivá-los na prática? Saiba mais!

 

Direitos LGBTQIA+ na prática

Foi pensando exatamente nisso que surgiu a Bicha da Justiça, uma startup que atua em três pilares:

  • Educação;
  • Inclusão jurídica;
  • Empregabilidade.

Essa iniciativa inovadora, idealizada por Bruna Andrade (advogada especialista em Direito Público e Direito Homoafetivo) junto com a sua esposa Flávia Maria, proporciona acessibilidade jurídica e democratização da informação. Além disso, contribui para o empoderamento do seu público e dos próprios advogades, que passam a enxergar os direitos LGBTQIA+ como uma excelente área de atuação.

Normalmente, a população brasileira desconhece os próprios direitos. Assim, no caso da comunidade LGBTQIA+, a situação é ainda mais difícil. Os direitos LGBT no Brasil são recentes e foram construídos de uma maneira diferente de todos os outros, pois foram reconhecidos por meio de decisões judiciais. Às vezes, já é difícil compreender o que a lei define como direito, então imagina entender todas essas decisões?

Em um país com tradição legalista, ou seja, que precisa de leis para tratar com mais seriedade determinados assuntos, a ausência de normas que preveem os direitos da população LGBTQIA+ dificulta sua efetividade. Por isso, a falta de leis específicas transmite a sensação de que aquele direito não existe. Contudo, a Bicha foi criada justamente para provar que isso não é verdade!

Temos uma equipe de advogades especialistas, prontos para auxiliar a população LGBTQIA+ nos processos de LGBTfobia, retificação de nome e gênero para pessoas trans, registro duplo de maternidade e muito mais! Fale conosco aqui.

 

Quem é a Bicha da Justiça?

Com uma linguagem acessível, a Bicha da Justiça quer ajudar a sociedade a se informar mais sobre os direitos LGBTQIA+, educando e conscientizando a população, profissionais jurídicos (e da saúde) sobre eles. Com essa premissa, produzimos bastante conteúdo útil e gratuito no InstagramBlog e Youtube, além de termos cursos on-line.

Entretanto, não basta educar a população LGBTQIA+ sobre seus próprios direitos se essa comunidade não tem referências de advogades especialistas no assunto. Por meio de pesquisas, descobrimos que, no Brasil, mais de 80% das pessoas LGBTQIA+ que já foram vítimas de discriminação abriram mão de lutar pelos seus direitos pela falta de referências de profissionais especializades – ou medo de serem vítimas de LGBTfobia nas mãos de quem deveria defendê-las.

 

Inclusão jurídica LGBTQIA+

É preciso promover a inclusão jurídica! Para isso, temos uma comunidade de advogados, advogadas e advogades que capacitamos e preparamos, por meio dos nossos cursos on-line, para atender as demandas jurídicas da nossa comunidade. Assim, representamos a luta pelos nossos direitos em uma plataforma que oferece educação complementar sobre o tema, assessoria jurídica livre de LGBTfobia e um ambiente colaborativo para profissionais que se interessam em atuar na promoção dos direitos humanos.

O nome da nossa plataforma de estudos é uma menção à equipe de super-heróis “A Liga da Justiça”. Mas, nesse caso, os personagens representam a população LGBTQIA+. O termo ‘bicha’ deixou de ocupar um lugar pejorativo na sociedade. Nos últimos anos, a própria comunidade se apropriou do termo, que agora está ligado ao empoderamento e não mais a um discurso de ódio.

 

Mais sobre nós

A Bicha da Justiça, que começou as atividades no início de 2018, já conta com mais de 68 mil seguidores de todo o país só no Instagram – e tem crescido a cada dia.

Ainda em 2018, ganhamos a categoria Voto Popular do Startup Show, o maior reality de empreendedorismo do Brasil. Éramos a única startup voltada para o público LGBTQIA+, concorrendo contra 27 empresas selecionadas para a etapa final. Ao todo, foram mais de 300 inscrições para a competição.

Como funciona de forma on-line, a Bicha da Justiça é democrática em seu acesso. Portanto, uma pessoa que mora no interior, por exemplo, consegue ter a mesma orientação que alguém que vive na capital. Além disso, somos um canal para todes e não só para a comunidade LGBTQIA+, já que levamos informações para a outra ponta também: empregadores, lojistas, prestadores de serviços, profissionais da saúde e muitos outros que ainda não sabem lidar com a diversidade.

A Bicha da Justiça conta com uma rede de colaboração de advogades do Brasil inteiro, com certificação em diversidade. As dúvidas são sanadas pelos profissionais jurídicos via internet, por uma plataforma de atendimento on-line, ou até mesmo por telefone.

 

Como entrar em contato e solicitar o nosso atendimento?

Quando uma pessoa LGBTQIA+ precisa de um profissional jurídico, a nossa rede de advogades especialistas entra em ação. Estão sempre preparades para atender às demandas desse tipo, possuindo o preparo e os conhecimentos necessários para agir da melhor forma possível.

Seja você uma pessoa LGBTQIA+ que precisa de orientação jurídica ou um profissional que quer atuar em prol dos direitos da nossa comunidade, estamos sempre disponíveis para te atender!

Agora que já nos conhece melhor, como a Bicha da Justiça te pode ajudar?