fbpx
Abandono afetivo é crime: como superar a LGBTfobia familiar e agir

Abandono afetivo é crime: como superar a LGBTfobia familiar e agir

30 de março de 2022 9 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

Sabemos que enfrentar o desamparo não é fácil de maneira nenhuma, bicha. A LGBTfobia familiar dói em dobro. Assim, a ajuda de um profissional de saúde mental se torna essencial, sendo a pessoa mais indicada para te auxiliar a atravessar essa fase… E vale lembrar que abandono afetivo é crime.

Expulsar um filhe de casa pela orientação sexual ou identidade de gênero não é aceitável nem na lei. Hoje, além de te explicar melhor como proceder, também separamos algumas dicas para lidar melhor com esse desafio – na medida do possível. Confira!

 

Dicas para lidar com a LGBTfobia familiar

Evite se culpar

Primeiramente, saiba que não há nada de errado com você. Aceitar-se é a solução, mesmo que agora ainda pareça que não. Entenda: o problema está na pessoa LGBTfóbica, que fez algo assim apenas por você estar sendo você mesme.

Dê tempo ao tempo

Nós não temos controle sobre as ações dos outros. Por isso, não se martirize. O tempo vai ajudar a resolver ou, pelo menos, auxiliar a virar a página aos poucos e seguir em frente.

Bola pra frente!

Lembre-se sempre de que você pode formar sua própria família. Isso não apaga o vazio gerado pela LGBTfobia familiar, mas ajuda a preenchê-lo.

Não é “mimimi”

Procure ajuda profissional. Mesmo! Você não precisa ser forte o tempo todo. Isso não vai te ajudar. Um psicólogo, sim. Se preferir, para se sentir mais confortável, pegue referências de bons terapeutas com outras pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Apoie-se nos amigues

Não passe por essa situação sozinhe. Rede de apoio é tudo. Então permita-se desabafar, conversar e ter suporte de quem te ama. Você merece receber carinho e acolhimento.

 

Abandono afetivo é crime. Denuncie!

O abandono afetivo é crime, assim como outras violências mascaradas sofridas pela comunidade LGBTQIA+ no cotidiano. E, diferente do que a maioria pensa, mesmo se o indivíduo for maior de idade! A LGBTfobia no Brasil está prevista na Lei nº 7.716/89. Saiba como fazer a denúncia aqui.

Portanto, a LGBTfobia familiar também pode (e deve) ser denunciada, cabendo indenização. O time de advogades da Bicha da Justiça é especialista nesse tipo de processo. Converse conosco aqui!

%d blogueiros gostam disto: