fbpx
Exemplos de diversidade nas empresas: 4 dicas para incluir pessoas trans

Exemplos de diversidade nas empresas: 4 dicas para incluir pessoas trans

23 de maio de 2022 0 Por Renata Rocha Mendes Ferreira

Não adianta nada levantar a bandeira da inclusão na sua organização e fazer posts bonitos, mas se esquecer completamente de contemplar empregades LGBTQIA+ na prática. Além de integrar esses indivíduos aos processos seletivos, você precisa ter estrutura para recebê-los. Por isso, decidimos trazer alguns exemplos de diversidade nas empresas.

Se você ainda não se importa com isso, seu funcionário, sim! Existem vários lugares querendo contratar profissionais competentes, respeitando a existência deles e delas no dia a dia, então é importante começar logo – para não perder os seus e depois sentir falta. Precisa de ajuda? Estamos aqui para isso. Já demos várias dicas aqui sobre o tema, mas hoje é hora de falar das pessoas trans. Confira 4 sugestões valiosas para implementar já:

 

4 exemplos de diversidade nas empresas para incluir pessoas trans

Nome social e pronome

Primeiramente, é importante saber que desrespeitar o nome social ou retificado de alguém é crime de transfobia, cabendo processo e indenização. Dito isso, queremos sugerir algo para a adoção do nome social com facilidade dentro da sua empresa.

Uma ótima alternativa é ter um campo assim, de preenchimento e atualização desse dado, para todos os funcionários. Vale criar uma norma para que o nome com o qual a pessoa trans se identifica seja exibido em todo o sistema da empresa, ou pelo menos de maneira prioritária. Além disso, é uma ótima ideia deixar um espaço para que também diga seu pronome correto de tratamento (ele, ela ou ile/elu).

 

Uso do banheiro

Como já explicamos aqui, impedir uma pessoa trans de usar o banheiro do gênero com o qual se identifica no ambiente de trabalho também é crime, segundo o Artigo 4, § 1o, III, da Lei 7.716/89 e a Nota Técnica 02/2020.

Um dos exemplos de diversidade nas empresas é a sua organização simplesmente respeitar isso e deixar claro para todos os empregados que é um direito assegurado. Outra alternativa é sair da rigidez do binarismo de gênero e implementar banheiros unissex.

 

Linguagem neutra e/ou inclusiva

Com certeza você já viu uma palavra escrita com X, @ ou o sufixo “-e” no lugar de “o” ou “a” para se referir a um grupo diverso de indivíduos, como em “todes”. Essa é a linguagem neutra. Hoje em dia, também sabemos que o correto é usar o “-e”, para não prejudicar o leitor de tela das pessoas cegas. O objetivo de usar essa nova grafia na escrita é evitar que a nossa língua perpetue ainda mais a desigualdade e fazer com que todo mundo se sinta incluído.

A linguagem inclusiva tem a mesma intenção, mas sem alterar o nosso idioma, utilizando palavras que já existem. Elas também devem representar o coletivo, como “pessoas colaboradoras” ao invés de “colaboradores” e “juventude” em vez de “os jovens”, por exemplo. Outro ponto importante é escolher substantivos que falam de instituições, como “população” e “classe”, e reformular alguns tempos verbais (saiba mais aqui).

Você pode (e deve) escolher usar as duas ou apenas uma delas na sua empresa, a que se identificar mais. Mas isso não te isenta de usar o pronome de tratamento correto das pessoas trans, tá?

 

Palestras

Por fim, o último dos exemplos de diversidade nas empresas: educar é a melhor forma de combater o preconceito, fornecendo informação de qualidade. Sendo assim, a temática LGBTQIA+ não pode faltar nos treinamentos, palestras e ações educativas internas da sua organização. Convide pessoas trans para falar, não só sobre isso, mas qualquer assunto relevante para o seu negócio que elas dominem!

A Bicha da Justiça tem uma equipe especializada em direitos LGBTQIA+ para auxiliar sua empresa a estruturar um programa de diversidade personalizado. Agende um bate-papo conosco aqui!

 

Foto: Ricardo Matsukawa/Tem Que Ter

%d blogueiros gostam disto: