fbpx
29 de Janeiro: entenda o porquê a data é marcada pelo Dia da Visibilidade Trans; relembre conquistas e saiba a importância do contexto histórico da causa

29 de Janeiro: entenda o porquê a data é marcada pelo Dia da Visibilidade Trans; relembre conquistas e saiba a importância do contexto histórico da causa

28 de janeiro de 2022 0 Por Bicha da Justiça
O dia 29 de janeiro é marcado pelo Dia da Visibilidade Trans. Um legado de luta pelo fim da transfobia e pela garantia de Direitos. Foto: Reprodução/Internet.

 

Por Wilson Maranhão, em especial para o Blog da Bicha da Justiça & LinkedIn.

 

 

 

Neste sábado (29), o dia será marcado pela mais importante e simbólica data para a comunidade Trans no Brasil, que celebra o Dia da Visibilidade Trans, trazendo – há décadas -, um legado de luta e ativismo em prol das pautas progressistas a favor dos Direitos da comunidade Trans alinhados às lutas incansáveis de toda comunidade LGBTQIA+ ao redor deste país. Porque vidas trans importam!  E a luta contra a transfobia continua. Entenda aqui a importância do 29 de janeiro, relembre conquistas e avanços importantes na pauta trans e entenda o porquê esta data marca o Dia da Visibilidade Trans. 

O dia 29 de janeiro marca a celebração por um legado de luta e da resistência do ativismo trans. Mesmo com o atual cenário do País, com a falta de ações assistencialistas e de políticas públicas voltadas às causas desta comunidade – por parte da União, estados e municípios -, contundo, ainda há o que se destacar como importantes e significativos avanços em relação aos direitos para a pessoa trans. 

 

 

 

 

E todo esse legado de luta não seria possível graças a união de movimentos e coletivos que lutam pela defesa de direitos e contra a violação de direitos humanos às pessoas trans. E essa luta começou há quase duas décadas, no início das manifestações de trans e travestis que chacoalhou Brasília e repercutiu em todo o País, iniciado todo esse contexto de luta que chegamos até os dias atuais para agradecer e celebrar aquele épico e marcante momento.  E este artigo que vos escrevo é justamente pra te explicar como tudo isso aconteceu.

 

 

Porém, antes de irmos à esta parte, é importante – e infelizmente -, você saber:

 

 

– O contraste ainda é muito grande. O caminho para o avanço de pautas progressistas em prol das pessoas trans, além de todes da comunidade LGBTQIA+, é um caminho árduo e longo. Pois, a cada dia é uma luta diferente para avançarmos no processo de desconstrução e ruptura de preconceitos de uma sociedade machista que leva o Brasil, infelizmente, a liderar pelo quinto ano consecutivo o ranking de países que mais mata pessoas trans e travestis no mundo em números absolutos.

 

 

Dados

Segundo o dossiê 2022 da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), publicado às vésperas do Dia da Visibilidade Trans, traz uma cruel realidade nas estatísticas dos assassinatos e da violência contra esta importante parcela da população, no ano de 2021. O levantamento revelou o número de 140 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) de pessoas trans, sendo destes – em sua maioria absoluta -, foram de mulheres trans (135). Já de homens trans, foram registrados cinco casos. De acordo com o dossiê, em uma média móvel, em um acumulado desde o ano 2008 até o de 2021, a média de assassinatos contra pessoas trans e travestis é de 123,8 casos por ano.

 

 

Essa lamentável e esdrúxula realidade não nos deixa abaixar a cabeça e motiva cada vez mais a comunidade trans e também a militância LGBTQIA+ à lutar incansavelmente contra a transfobia.

 

 

Porque 29 de janeiro é Dia da Visibilidade Trans?

 

 

Em 29 de janeiro de 2004, uma manifestação no Congresso Nacional, em Brasília (DF), que reuniu um grupo de 27 pessoas trans e travestis, ao manifestarem  seus direitos e cobrar dos parlamentares do Congresso a aprovação de leis para a adoção de políticas públicas e assistencialistas voltadas em prol das pautas desta parcela da população. Assim, à época, o Ministério da Saúde formalizou o compromisso para a saúde da população de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros, com a criação de um Comitê Técnico.

 

 

O ato de 29 de janeiro foi o primeiro manifesto nacional organizado pelas próprias trans e isso repercutiu muito, de maneira que não só a data é lembrada e celebrada, como diversas manifestações e passeatas foram realizadas ano após ano. Desde então a este episódio importante da cronologia do tempo do ativismo trans, o dia de 29 de janeiro é marcado pelo Dia da Visibilidade Trans.

 

 

Relembre importantes conquistas e avanços na luta pela defesa dos Direitos da comunidade Trans

 

 

A Bicha da Justiça já publicou artigos que tratam sobre importantes e significativos avanços e conquistas nas pautas progressistas em prol dos Direitos às pessoas trans. Neste artigo você relembra a cronologia do tempo sobre avanços das pautas da comunidade Trans, no qual elencamos para todes vocês uma lista com cinco direitos conquistados por pessoas trans nos últimos tempos, mas precisamente nos últimos 25 anos.

 

 

neste outro artigo abordamos sobre a Cirurgia de Feminização Facial (CFF), que se tornou cada vez mais possível graças à sinalização positiva do judiciário ao obrigar os planos de saúde a liberarem a realização do procedimento em seus pacientes, além de assegurar o acompanhamento clínico pré e pós-operatório. Saiba: é um direito de todas as pessoas trans.

 

 

 

Agora que você sabe o que a gente faz, como a Bicha da Justiça pode ajudar você?

 

%d blogueiros gostam disto: