O que é paternidade ou maternidade afetiva? Saiba mais!

O que é paternidade ou maternidade afetiva? Saiba mais!

julho 24, 2018 0 Por Bicha da Justiça

A paternidade ou maternidade afetiva é aquela desenvolvida com base exclusivamente no afeto. Na maior parte das vezes, a paternidade/maternidade é desenvolvida a partir de uma relação consanguínea. Ou seja, pais e filhos possuem vínculos de sangue, já que esses filhos foram gerados a partir do material genético de ambos.

O que é paternidade ou maternidade afetiva? Saiba mais!

Imagem: Creative Commons

A adoção é outra opção de vínculo familiar, mas que não ocorre a partir de uma relação consanguínea. Essa relação familiar se desenvolve a partir da interferência do Poder Judiciário, que atribui a filiação para pais/mães a partir do desejo de se adotar. Existem situações, entretanto, em que a relação entre os pais/mães e os filhos se dá por uma relação exclusivamente de afeto.

O que é paternidade ou maternidade afetiva

A criança não foi adotada, tampouco possui o mesmo sangue que seu pai/mãe, mas o considera como seu genitor em razão de ter sido criado por ele/ela durante parte de sua vida. Trata-se de paternidade ou maternidade afetiva! Exemplo disso são os padrastos/madrastas que criam os filhos do seu companheiro, mesmo não sendo seus filhos consanguíneos. Ou os avós que criam seus netos como se fossem filhos. Ou, ainda, os tios que passam a criar os filhos dos seus irmãos depois da morte deles.

Enfim, na paternidade ou maternidade afetiva, os filhos sabem que possuem pais consanguíneos… Mas, em virtude da relação afetiva desenvolvida por alguém que ajudou em sua criação, desejam dar esse reconhecimento de pai ou mãe. A paternidade ou maternidade afetiva é uma realidade no Brasil. Hoje em dia, é possível solicitar a mudança dos seus documentos pessoais para incluir o pai ou mãe afetiva, sem retirar a filiação originária. Você sabia?

Mais informações sobre paternidade ou maternidade afetiva

Ainda tem dúvidas? Converse com um de nossos advogados especializados em tempo real, clicando aqui para solicitar o atendimento!