Pessoas não-binárias: alteração de nome e gênero

Pessoas não-binárias: alteração de nome e gênero

junho 14, 2018 1 Por Bicha da Justiça

Alguns ainda confundem identidade de gênero com orientação sexual! A primeira consiste na forma como a pessoa se sente, homem ou mulher, independente do gênero em que nasceu. A segunda é uma questão de atração sexual e relações interpessoais… Que definem se alguém é homossexual, heterossexual, bissexual, pansexual e etc. Mas o que são pessoas não-binárias?

O que são pessoas não-binárias?

Pessoas não-binárias: alteração de nome e gênero

Imagem: Creative Commons

Pessoas não-binárias são aquelas cuja identidade não cabe nem como homem nem como mulher. Elas estão entre um gênero e outro ou até mesmo em uma combinação dos dois. É um gênero fluido. De acordo com O Globo, esse conceito é definido pelo Centro de Equidade de Gênero da Universidade da Califórnia em Berkeley como: “uma pessoa cuja identidade de gênero não é nem homem nem mulher, está entre os sexos ou além, ou é uma combinação de gêneros. Essa identidade é geralmente uma reação à construção social do sexo, aos estereótipos de gênero e ao sistema binário de gênero. Algumas pessoas não-binárias se colocam sob o guarda-chuva dos transgêneros, enquanto outras não”.

Mudança de nome e gênero para pessoas não-binárias

Embora a decisão que permitiu os trans alterarem nome e gênero no cartório (que já contamos aqui) não fale especificamente em não-binários… Eles também têm esse direito. O grande problema nessa situação é que pessoas não-binárias têm gênero fluido!

Por isso, pelo menos no atual momento do Brasil, a pessoa não-binária terá que optar por apenas um gênero em seus documentos. Não é possível, ainda, que ela tenha ambos os gêneros em seus documentos ou nenhum deles. Como já acontece em alguns países.

Porém, quanto à troca de nome, pessoas não-binárias poderão optar livremente pela retificação do nome em seus documentos. Levando em consideração a adoção do nome social.

Mais informações

Mais alguma dúvida? Converse com um de nossos advogados especializados em tempo real, clicando aqui para solicitar o atendimento!